sexta-feira, 29 de abril de 2011

Cidadania, saúde e lazer no centro de Montes Claros

Durante toda a semana, a praça Doutor Carlos, no centro de Montes Claros, ganha um movimento diferente. Ao invés de ser apenas área de lazer e de encontro dos montes-clarenses, se tornou um espaço de saúde e cidadania. Barracas montadas no local oferecem diversos serviços à comunidade, tudo com o objetivo de ajudar a melhorar a qualidade de vida da população.
Quem passa pela praça tem a oportunidade de aferir a pressão, fazer exame de glicemia, atendimento odontológico, exames de clínica geral e ainda, a oportunidade de fazer uma limpeza de pele, descobrir se tem uma postura correta e até mesmo fazer uma consulta com nutricionistas que orientam sobre uma alimentação saudável.
ACISO 2010
O evento é uma parceria do 55º BI com diversas instituições, como a Funorte. Segundo o Tenente-Coronel Ramos, pretende-se com a ação levar, através dos serviços, mais saúde às pessoas, que muitas vezes não possuem condições de pagar determinados exames.
Para a acadêmica Ana Paula Miranda, do 7º período Nutrição, a ação é uma troca entre acadêmicos e a população, pois permite a troca de informações.
- Essa troca de informações e a prática é que nos fazem mais aptos para o mercado de trabalho. Esse é o momento que testamos nossos conhecimentos - avalia a futura nutricionista.
Já a acadêmica de Fisioterapia, Marta Cristiane, acredita que a disponibilização de serviços gratuitamente para a população é importante tanto porque permite às pessoas a terem acesso a exames que muitas vezes não conseguem fazer em função das condições financeiras e como por ser uma vitrine para mostrar a profissão à comunidade.
Os professores de fisioterapia da Funorte, Ênio Tales e Roseane Caldeira, concordam com as acadêmicas e enfatizam que as ações são importantes para apresentar aos acadêmicos como será a sua atuação como profissional.
- Esse tipo de intervenção leva o acadêmico a lidar com o aprendizado em relação à população e mais, nos permite coletar dados para futuros artigos científicos - afirmou a professora Roseane Caldeira.
Quem passou pela Praça Doutor e decidiu deixar a pressa de lado para avaliar a saúde também aprova a ação.
- É uma excelente oportunidade de recebermos orientações sobre saúde, alimentação adequada, além de tudo, ainda ganhamos cuidados com a pela, avalia Célia Santos, 60 anos.
Os acadêmicos da Funorte, que participa desde 2008 do ACISO, este ano vão realizar atendimentos vão aferir pressão, fazer exame de glicemia, tipagem sanguínea, além de orientações sobre alimentação saudável e atendimentos fisioterapêuticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário