Nos próximos meses de maio e junho, o PELC - Programa Esporte e Lazer da Cidade, em parceria com a Funorte, realizará uma mostra de cultura, em que serão apresentados os trabalhos desenvolvidos nos 12 núcleos do PELC, sendo seis em Montes Claros, e o restante nas cidades de Pirapora, Brasília de Minas, Bocaiúva, Salinas, Janaúba e Januária.
O núcleo em Nova Esperança, distrito de Montes Claros, já sabe o que vai apresentar durante a mostra. Lá, a manifestação artística é trabalhada, entre outras ações, nas oficinas de bordado do Programa, que é ministrada pela agente social de esporte e lazer Diva Teixeira Assis Rei, que confirma o sucesso dos bordados e o interesse das alunas em aprender a bordar.
- Verificamos que em poucas aulas as alunas já mostram os resultados e o desenvolvimento das técnicas de bordado fazendo lindas peças – diz.
EMPREGO E RENDA
O PELC além de proporcionar o esporte e lazer em suas oficinas, também agrega conhecimentos diversos entre a comunidade e a possibilidade de aumento da renda familiar através do artesanato.
Para o coordenador do Núcleo Nova Esperança, Jarbas Pereira Santos, é necessário destacar um aspecto importante que é a troca de experiências entre os assistidos, que acaba por facilitar o aprendizado e consequentemente um melhor acabamento no material artesanal. Tudo isso colabora para a aceitação dos artesanatos em meio aos clientes das artesãs.
O Núcleo de Nova Esperança também atende as regiões de Cabeceiras e Capivara.
- Os assistidos fazem questão de se deslocarem dessas regiões para frequentas as oficinas – complementa o coordenador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário