Com o objetivo de promover a saúde, o lazer e a qualidade de vida em cidades do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, a Funorte, através do Núcleo de Extensão (NEX), retomou neste ano as atividades do Ação Saúde e Cidadania nestas regiões. Foi por isso que, por meio da iniciativa da Secretaria de Saúde de Juramento, os moradores do distrito de Santa Cruz receberam professores e acadêmicos de diversos cursos de graduação da Funorte, que, das 8h às 15h do último sábado, dia 09 de abril, compartilharam alegria, solidariedade e diversos serviços. Entre eles, aferição de pressão, teste de glicemia, tipagem sanguínea, avaliação física, dicas alimentares, orientações posturais, orientações sobre consumo de medicamentos e massagem.
Segundo o professor de extensão, Saulo Alves, foram oferecidas atividades recreativas para as crianças e adolescentes.
- Cama elástica, pinturas de rosto, tatuagens, esculturas em balões, brincadeiras, voleibol, várias guloseimas e muita diversão para todos – lista o professor.
O professor ainda enumera que cerca de 250 pessoas participaram das atividades e que aproximadamente 2.000 mil atendimentos foram realizados por monitores dos cursos de Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física e Farmácia.
- Estas ações têm papel importante na consolidação da Funorte perante a sociedade, cumprindo sua responsabilidade social, proporcionando a integração da instituição às comunidades atendidas pelas ações, em um trabalho conjunto de extensão, oportunizando ações práticas à formação acadêmica - complementa o professor.
PARCEIROS
O Ação Saúde e Cidadania também contou com a participação da Assonorte - Associação Artesanal e Social do Norte de Minas, que ofereceu à população cortes de cabelo, pintura, hidratação, escova, chapa, manicure, pedicure, oficinas de artesanato e bijuterias.
- É sempre bom participar deste tipo de ação. É uma oportunidade para aperfeiçoar as práticas, além de poder trabalhar em prol de uma boa causa, facilitando estes atendimentos a comunidades que realmente necessitam – afirma a voluntária da Assonorte, Raiane Caroline.
O secretário de Saúde de Juramento, Geraldo Martins, justifica a importância de parcerias na promoção de atividades como esta:
- Pois beneficiam comunidades onde o acesso à saúde é mais restrito que na cidade – diz.
Geraldo agradece os parceiros pelo apoio e a comunidade pela participação nas atividades e adianta que no mês de junho à secretaria municipal de Saúde de Juramento terá outra ação semelhante no distrito de Pau D’óleo.
Segundo o acadêmico Jesimiel Farias, todas as vezes que chega a uma cidade diferente, é possível realizar um atendimento com qualidade à população, que recebe a equipe com muito carinho.
- Por isso agradeço a oportunidade de exercitar minha profissão como voluntariado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário