domingo, 22 de maio de 2011

Diversão, beleza, saúde e conhecimento para todas as idades

Uma manhã repleta de brincadeiras. Para cerca de 100 alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Antônio Figueira a quarta-feira teve um gostinho de feriado. Tudo isso porque a turma deixou a sala de aula para praticar esporte e se divertir no Clube do Indyu.
A atividade faz parte do projeto Caravana da Educação. O projeto, desenvolvido pela Funorte/Indyu, tem por objetivos melhorar a educação, oferecer apoio à comunidade, escolas e aos profissionais da educação. Com um caráter inovador, o Projeto, de iniciativa da Associação Educativa do Brasil (Soebras), vai partilhar com outras escolas as tecnologias já desenvolvidas nas escolas da Rede Soebras, oferecer cursos de capacitação para professores e disponibilizar serviços de atendimento médico, odontológico e de psicologia para pais e alunos da escola parceira.
A Diretora Maria Selma Santo acredita no projeto e na parceria. Para ela, o projeto tem trazido momentos profícuos para toda a escola. Ela ressalta que alunos e professores têm sido privilegiados com palestras, lazer, aulas inovadores e interessantes.
-A parceria tem permitido a qualificação dos nossos professores e proporcionado o aumento da auto-estima dos nossos alunos. Isso tem garantido a melhoria da qualidade de ensino na nossa Escola. O projeto, sem dúvida, tem sido um incentivo para alunos e professores, garante.
Para o aluno Mateus Cardoso as atividades fora da sala permitem uma maior aproximação com os colegas, com os alunos das outras turmas e com os professores. Além disso, garante ele, praticar atividades ao ar livre é sempre sinônimo de qualidade de vida.
DIA DAS MÃES
E a Caravana não para! Na mesma quarta-feira as mães dos 8º e 9º anos da Escola Estadual Gonçalves Chaves ganharam de presente uma noite de beleza e saúde.
Na escola, onde geralmente comparecem apenas para participar de reuniões, elas puderam cortar e escovar os cabelos, tirar dúvidas sobre assuntos jurídicos, descobrir como se estão acima do peso, como vai a postura e ainda, obter atendimentos psicológico e ginecológico. E tudo isso, sem gastar um tostão e mais, ao som da bela voz de Mel Andrade!
As atividades foram um presente do Gonçalves Chaves e da Caravana da Educação em comemoração ao dia das mães.
Para Patrícia Palma, mãe de Sthefane, a quantidade de serviços oferecidos em um esmo lugar facilita a vida das mães que vivem a correria da vida moderna. Além disso, ressalta ela, a escola mostra que valoriza a família.
-Esse dia das mães diferente, foi realmente um presente. Geralmente somos convidadas para reuniões onde tratamos dos assuntos dos filhos, mas hoje o dia é nosso! Vamos ter a oportunidade de nos cuidar, vibrava ela.

Parceiros:


Pela primeira vez participando da “Caravana” o projeto de Assistência Jurídica Itinerante da Funorte ofereceu às mães presentes a oportunidade de tirar dúvidas sobre problemas jurídicos de cunho trabalhista, financeiro e até familiar.
Para o coordenador do programa, professor Rodrigo Batista, o trabalho de levar até a comunidade a prestação de serviço é importante, pois no Brasil, nem todos têm acesso, por exemplo, aos serviços de saúde e mesmo ao poder judiciário.
- As carências que verificamos diariamente, nos permitem afirmar que esse trabalho é fundamental para garantir a todos o direito a tais serviços. Até por isso, para levar um apoio concreto à comunidade, nós criamos o Programa de Assistência Jurídica Itinerante. Assim, direcionamos o nosso atendimento, que é gratuito, onde há carência, afirma ele.
Ele frisa ainda, que a atividades são importantes não apenas por suprir uma lacuna deixada pelo poder público, mas também porque é uma troca. Segundo ele, ao mesmo tempo em que os acadêmicos ajudam a comunidade, a comunidade ajuda na formação dos futuros profissionais.
A diretora do Gonçalves Chaves, professora Jaqueline Rodrigues, também considera a parceria uma troca, pois para ela, ambos os lados ganham com as atividades.
-Através da parceria nós ganhamos os serviços e a Funorte/Indyu ganha conhecimento. Além disso, a parceria nos permite uma aproximação maior com as famílias dos alunos, o que faz com que a comunidade passe a acreditar na instituição escola pública e também na instituição Soebras/Funorte, ressalta.
Para a coordenadora do projeto Caravana da Educação, Ana Alice, o projeto é importante porque leva a Funorte/Indyu para mais próximo da comunidade e também por ser uma ótima oportunidade da Instituição partilhar seus conhecimentos com as escolas.
Ao final do encontro, para espantar o friozinho que já invade as noites montesclarenses e aquecer a conversa um delicioso caldo de frango foi servido a todos os presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário