sexta-feira, 24 de junho de 2011

Sucesso no II Simed - Simpósio de Medicina da Funorte na Jonafes 2011

Debates, cursos, mesas-redondas e ampla troca de conhecimento. Durante três dias os mais de 300 inscritos no II Simpósio de Medicina da Funorte, uma realização do Centro Acadêmico de Medicina Guimarães Rosa/Funorte em parceria com a Jonafes 2011 "Ciências Exatas, Humanas, Sociais e da Saúde", tiveram a oportunidade de buscar novos conhecimentos, de ratificar os que já trazem consigo, além de compartilhar esses conhecimentos com colegas e profissionais.
O Simpósio além de promover a qualificação profissional no sentido estrito da palavra, teve por objetivo levar os futuros médicos a refletirem sobre o seu papel social e principalmente, que tipo de profissional pretendem ser.
Segundo o presidente do Centro Acadêmico, Roneo Lúcio, em meio à realidade permeada de imperícias médicas, erros e controvérsias a busca pela excelência no conhecimento científico pode se constituir em uma solução para transformar o que está posto.
-Precisamos nos tornar cada vez mais excelentes naquilo que nos propusemos a fazer - exercer a medicina. Mas esse exercício, é preciso nos conscientizarmos, deve ir além das paredes da faculdade, precisa ir de encontro aos pacientes em suas necessidades de alívio das dores e melhoria da qualidade de vida. Precisamos ser médicos na essência da palavra, declarou.
De acordo com os organizadores, o evento foi elaborado também com o objetivo de incentivar a busca de conhecimento, mas, sobretudo, de promover o debate sobre como utilizar o conhecimento de forma ética, de forma humanizada.
-O nosso grande objetivo aqui é a difusão qualificada de conhecimento e a promoção da integração entre acadêmicos e profissionais renomados em suas áreas. Mas não podemos nos esquecer que essa é também uma oportunidade de crescermos enquanto seres humanos, avalia o vice-presidente do Centro Acadêmico, Saulo de Oliveira.

PROGRAMAÇÃO

Para a abertura do evento foram convidados os médicos Bruno Toscani e Thiago Librelon para ministraram o curso ECG em 7 passos com ênfase em urgências eletrocardiográficas. Eles apresentaram aos participantes um software para realização de eletrocardiograma, que os mesmos desenvolveram ainda quando estavam na graduação. Ambos são formados pela Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS/DF.
Os palestrantes acreditam que o contato com os acadêmicos é uma importante oportunidade para a troca de conhecimento, pois eles compartilham o que sabem e recebem em troca novas informações que podem ajudá-los na melhoria do projeto já desenvolvido.
Os participantes do evento também acreditam nessa parceria entre profissionais e acadêmicos e afirmam que o Simpósio é uma excelente ferramenta para reciclar informações e ampliar ainda mais os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Tivemos ainda presença de docentes do curso de Medicina da Funorte debatendo os mais diversos temas acerca da atuação médica e o convidado ilustre Dr. Marcos Vasconcelos que abordou os temas ambulatório pediátrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário