domingo, 5 de junho de 2011

Acadêmicos de Jornalismo visitam a redação de O Norte - Os estudante puderam compartilhar um pouco da experiência dos profissionais que já atuam no dia-a-dia da produção de um jornal

Os alunos dos 3° e 4° períodos do curso de Jornalismo da Funorte visitaram a redação de O Norte na última quarta-feira, 25/05. A visita foi coordenada pela professora da disciplina de Redação Jornalística, Ariana Galdino, com objetivo de associar à prática os conhecimentos teóricos estudados na sala de aula através do entendimento do funcionamento de uma redação de jornal impresso.
Durante a visita, os estudantes puderam vivenciar a rotina de uma redação, desde a sugestão de pauta à produção das matérias e a típica pressão de fechamento de edição.
A professora Ariana destacou a importância dessa vivência para os alunos, pois, segundo ela, a teoria serve como base, mas muitas vezes não dá a total compreensão do que é a realidade de uma redação de jornal, sobretudo com relação à pressão do tempo.
- Na sala de aula eles conseguem desenvolver a noção de como produzir um bom texto, mas trabalhar essa habilidade somada a outros fatores como o tempo só é possível quando vivenciada a prática cotidiana de uma verdadeira redação – afirma.
Ela também ressaltou que esse era um desejo manifesto dos alunos, pois todos sentiam a necessidade de sair da sala de aula para conhecerem a real atuação dos profissionais da área jornalística.

DEDICAÇÃO
Durante a visita, a editora de O Norte, Jerúsia Arruda, explicou aos alunos o organograma e funcionamento da redação. Ela ainda falou aos estudantes sobre a dedicação que precisam ter na profissão, exemplificando com sua própria trajetória profissional.
- Comecei como voluntária no jornal, não recebia salário, mas mesmo assim não me faltou força de vontade para que eu desempenhasse com dedicação minha função. Com essa inclinação, rapidamente consegui um estágio, depois tive minha carteira assinada como repórter e, em seis meses, fui nomeada editora-adjunta. Depois saí do O Norte e assumi como editora-chefe do Gazeta Norte Mineira de onde saí para viver uma nova experiência como assessora de comunicação da Gerência Regional de Saúde de Montes Claros. Agora estou de volta ao O Norte como editora-chefe e me sinto honrada de ter a oportunidade de receber esses jovens jornalistas, com quais faço questão de partilhar este espaço – relata.
A editora demonstrou muita satisfação pela visita dos estudantes à redação. Ao comentar sobre a disciplina redação jornalística, ela palestrou aos alunos sobre a importância que um bom texto tem para um jornal impresso.
- O impresso é a base do jornalismo. É preciso se dedicar na construção de um bom texto, pois ele é base de tudo. O jornalista precisa de uma produção textual objetiva, enxuta, que transmita realmente aquilo que de fato tem relevância, buscando sempre cumprir seu papel de comunicador e agente social – ressalta.

VIDE-VERSO
Durante a visita, foi acordado que a produção acadêmica dos alunos, o Vide-Verso vai ganhar um espaço semanal em O Norte, como forma de incentivo aos acadêmicos, estimulando suas produções.
A professora Ariane ressaltou a importância dessa parceria, pois a publicação em um jornal de grande circulação é um incentivo a mais para os alunos que já produzem matérias, mas possuem somente o espaço acadêmico para publicá-las.
- Os alunos já têm o jornal Vide-Verso, mas sua circulação é restrita aos limites da faculdade. Uma parceria com O Norte vai motivar não só os alunos da disciplina, mas também os alunos de outros períodos. Eles já produzem textos muito bons, com esse incentivo, certamente eles vão ter a oportunidade de aprimorarem ainda mais essa habilidade.
As produções dos alunos serão publicadas em O Norte nas edições de final de semana, com total liberdade para a produção de matérias, sob orientação da professora Ariane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário