domingo, 5 de junho de 2011

Solidariedade do conhecimento - Caravana da Educação Funorte/Indyu chega à escola estadual Antônio Augusto Veloso

O Projeto “Caravana da Educação Funorte/Indyu” movimentou a escola estadual Antônio Augusto Veloso no último dia 26 de maio. Mais de 130 mães compareceram ao local para uma noite em que foram o centro das atenções.
Sob a trilha sonora de Mel Andrade o encontro família/escola proporcionou momentos de diversão e conhecimento. Para as mães foram oferecidos diversos serviços: desde uma simples massagem relaxante realiza-das por fisioterapeutas a atendimentos psicológicos e ginecológicos. Tudo isso, gratuitamente.
Mãe de Pâmela Vitória e de Pedro Vítor, Carolina Vasconcelos não escondia a satisfação por receber tantos cuidados e por ter a oportunidade de sanar suas dúvidas em relação à saúde e também dúvidas jurídicas.
-Projetos como esses são importantes porque nos permitem conhecer o ensino e as ações das instituições realizadoras, como no caso da Funorte e do Indyu, e também supre as necessidades das mães e mesmo das famílias, em relação à saúde e atendimentos jurídicos - afirma.
O momento de integração família/escola/Caranava proporcionou aos presentes conhecer um pouco mais sobre o projeto e sobre a pedagogia das escolas do grupo Funorte/Soebras.
Para a coordenadora do Caranava da Educação, Ana Alice Pereira, as ações desenvolvidas em parceria com escolas públicas têm o objetivo de colaborar para tornar a educação um ponto forte da região norte-mineira.
- Com a Caravana queremos, sobretudo, compartilhar o conhecimento que dominamos. Dessa forma temos a certeza de que a Funorte/Indyu está garantindo a construção de uma sociedade em que as oportunidades são iguais para todos, uma sociedade solidária - frisa a coordenadora.
A oportunidade de inverter o caminho ao invés de esperar os pacientes virem até eles, se deslocarem até os pacientes também foi ressaltada pelos acadêmicos da Funorte que participaram da ação.
- A oportunidade de ter contato com as pessoas é fundamental para nossa formação. O projeto nos proporciona praticar a teoria aprendida em sala de aula e ter contato com novas patologias. Sem dúvida, ações como estas são muito gratificantes - garante a acadêmica do 9º período de fisioterapia da Funorte, Karla Freitas.

TRATAMENTO COMPLETO
Durante os atendimentos, as mães além de sanarem dúvidas ganharam a oportunidade de receber um tratamento mais completo, quando necessário, na Clínica Escola da Funorte, no bairro Amazonas (Montes Claros). As mães que receberam o encaminhamento se disseram satisfeitas com a atenção e com a oportunidade de terem acesso a um tratamento de qualidade e completamente gratuito, coisa rara, segundo elas, no caos enfrentado pelo sistema público de saúde.
A Diretora da escola estadual Antônio Augusto Veloso, Mirtes Rodrigues, concorda com as mães em relação aos benefícios advindos da parceria. Ela enfatiza que é notório a melhoria no relaciona-mento família/escola desde que passaram a receber o suporte da Caravana.
-A parceria com o projeto nos permitiu resgatar a interação com as famílias. Os benefícios e as conquistas são inúmeros. É gratificante ver como crescemos enquanto escola, como o relacionamento família/escola/funcionários tem se transformado após essa parceria – observa.

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Além dos serviços oferecidos à comunidade da escola, o projeto Caravana da Educação realiza palestras sobre temas inerentes ao universo da educacional e apóia todas as ações que as escolas realizam, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação, oferecer apoio à comunidade, escolas e aos profissionais da educação.
Com um caráter inovador, o Projeto vai partilhar com outras escolas as tecnologias já desenvolvidas nas escolas da Rede Soebras, oferecer cursos de capacitação para professores e dispo-nibilizar serviços de atendimento médico, odontológico e de psicologia para pais e alunos da escola parceira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário