terça-feira, 5 de outubro de 2010

Programa Minas Olímpica estabelece parceria com cursos da Funorte

O Programa Minas Olímpica Nova Geração, que faz parte do Projeto Estruturador da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, estabeleceu uma pareceria com a Funorte – Faculdades Unidas do Norte de Minas –, a partir da qual os participantes do projeto irão ser beneficiados pelas ações desenvolvidas pelos cursos de graduação da Funorte.
Segundo o professor de educação física Fagers Silva Santos, coordenador do Programa Minas Olímpica (Núcleo Amazonas), o primeiro curso que começou a atuar no Programa foi o curso de odontologia. Ele explica que sob a coordenação de uma professora, os acadêmicos promovem entre as crianças e os adolescents do Programa a conscientização para que eles aprendam a fazer uma escovação correta e saiba manter e promover a higiene bucal.
- Como a saúde é um dos eixos trabalhados dentro do Programa, estamos agregando a maioria dos cursos da área da saúde da Funorte para estarem atuando dentro do Programa Minas Olímpica, contribuindo, assim, para o propósito do projeto pedagogico do Programa – esclarece Fagers.
Ele destaca que os cursos de Nutrição, Medicina e Farmácia logo estarão contribuindo para os objetivos do Programa Minas Olímpica Nova Geração.
O Programa Minas Olímpica tem o esporte como base de suas ações, mas também demonstra sua preocupação com outras áreas que possam contribuir para o desenvolvimento social e pessoal dos participantes. Para isso, as crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 10 e 15 anos, comprovadamente matriculados e frequentes em escolas públicas ou privadas, preferencialmente pertencentes a famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, participam de atividades relacionadas a três eixos: Esportes, Pedagogia e Arte e Saúde Integral. Em cada um desses eixos são desenvolvidos trabalhos que buscam contribuir para a formação da identidade e projetos de vida dos educandos, proporcionando acesso às práticas esportivas, psicopedagógicas e culturais, desenvolvendo, assim, a saúde integral desses participantes.
Para o desenvolvimento do programa, Fagers Silva destaca que os três eixos devem estar presentes na grade de horários de todos os dias de atividades e que os educadores devem cumprir a carga horária de 20 horas de trabalho por semana.
Ele se orgulha em relatar os resultados desse trabalho:
- É perceptível que as nossas atividades relacionadas ao esporte, à arte, à prática de leitura e escrita, bem como aos trabalhos desenvolvidos na área da saúde estão sendo de grande importância para a vida e formação cidadã dos participantes do Programa. Essa é nossa missão, e o nosso trabalho é justamente dar continuidade aos propósitos do Programa Minas Olímpica Nova Geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário