Além de todas as temáticas discutidas durante a IV Semana de Engenharia Civil da Funorte (Faculdades Integradas do Norte de Minas), outro destaque da Semana foi a Feira de Engenhocas, que, sob a coordenação do professor Higo Oliveira Nunes, reuniu projetos aplicados à engenharia civil que foram elaborados por acadêmicos do 2º ao 4º período. O professor Higo Nunes, bacharel em física-geofísica pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em geofísica pelo Instituto de Astronomia e Geofísica da USP, explica que a ideia inicial era realizar uma feira de engenhocas para atender a vertente do empreendedorismo dos planos de ensino.
- Só depois, pensamos em incluir a Feira num dos dias da Semana de Engenharia com o intuito de estimular a criatividade dos alunos e despertar neles o fascínio pelo aprender na prática, que é uma necessidade, de maneira geral, para todos acadêmicos de engenharias – afirma.
Ao todo, foram expostos 25 projetos, entre eles: Braço mecânico hidráulico; Braquistócrona; Cortador de cerâmica de pedal; Capacete com microcâmera embutida de fácil controle; Força mecânica produzida por fluido; Gerador elétrico; Ponte elevadiça; Aquecedor solar caseiro; Irrigação automática acionada mecanicamente; Sistema de polias ou roldanas; ventilador via USB; Umidificador; Bomba d’água manual; Chamas dançantes; Pêndulo; Miniusina hidrelétrica; Máquina de solda; Esteira de MHS; Geração de energia elétrica; Conceituador de aceleração; Conceito de queda livre; e Bate-estaca.
De acordo com o diretor Pedro Almeida, uma proposta de ensino baseada em aprendizagem significativa vai muito além dos limites da sala de aula. Por isso, ele destaca que a contextualização dos fenômenos físicos, químicos e eletromecânicos desperta nos acadêmicos a cultura da iniciação científica e da visão empreendedora:
- E sendo a engenharia civil um curso de formação politécnica e interdisciplinar, reforça-se através da Feira de Engenhocas o compromisso da Funorte com a sua missão de ser referência em educação.
PROJETOS ÚTEIS E CRIATIVOS
O professor e deputado estadual Ruy Muniz, ao lado de sua esposa Raquel Muniz, diretora da Funorte, fez questão de visitar a Feira e cada projeto exposto. Ele considerou a Feira muito criativa e educativa. Além disso, destacou o capricho e o bom gosto dos estudantes:
- Eu presenciei muitas novidades na Feira e destaco os trabalhos que prezam pela preservação ambiental. Percebi que os acadêmicos estão muito bem preparados, tanto que os projetos impressionam até os profissionais mais experientes – elogiou o deputado.
Para o coordenador da Feira, Higo Nunes, todos os trabalhos merecem destaque, mas ele confessa que alguns chamaram muito a atenção do público:
- Isso se deve ao alto nível de detalhes nos acabamentos do protótipo como, por exemplo, a ”Usina hidrelétrica”, o “Elevador de rosca” ou pela criatividade vista nos projetos de “Irrigação mecânica automática”, ”Capacete com câmera integrada”. Além disso, não teve que não se encantou com o fascínio da beleza no funcionamento das “Chamas dançantes” e dos “Braços mecânicos hidráulicos”. Enfim, de fato, muitos projetos de altíssimo nível.
A acadêmica do 1º período de engenharia civil Karen Juliana também elogiou os projetos e disse que eles a estimularam a também pensar em projetos para a próxima Feira de Engenhocas.
- Com os projetos, percebemos que a engenharia não é só matemática e que a engenharia pode contribuir bastante com projetos que beneficiam toda a sociedade – disse.
DE OLHO NA SEGUNDA EDIÇÃO
Essa foi apenas a primeira Feira de Engenhocas da Funorte, que, pelo sucesso, já tem espaço garantido no calendário da instituição:
- Eu, juntamente com o apoio da coordenação, espero que a Feira vire de fato uma cultura na Funorte, abrilhantando ainda mais as semanas da engenharia para que sejam vitrines de projetos inovadores e, quem sabe, de grande repercussão – enfatiza o professor Higo Nunes.
Os inscritos na Semana de Engenharia Civil ainda participaram de um sorteio, em que concorreram a um notebook, a um GPS e a uma calculadora. Os ganhadores foram Ivaneide Amaral do 4º período, que ganhou a calculadora; Marcos Waldeir Pereira, que ganhou o GPS e Flágstan Thonrdaic Oliveira, que ganhou o notebook.
Os interessados em conhecer os projetos apresentados durante a Feira de Engenhoca podem acessar o site www.funorte.com.br no link da engenharia civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário