Os usuários do transporte coletivo de Montes Claros agora vão poder aproveitar o tempo dentro dos ônibus para conhecer mais da literatura e das artes plásticas do nosso país. As linhas circular A e B passaram, desde terça-feira, dia 28, a contar com o “Caminhos da Leitura”, desenvolvido pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas, Funorte. O projeto consiste na afixação de cartões em cada poltrona com trechos de textos de escritores consagrados da literatura brasileira e obras plásticas de artistas regionais.
O “Caminhos da Leitura”, inspirado no projeto “Literatura para Todos”, da Faculdade de Letras da UFMG em Belo Horizonte, foi trazido para Montes Claros por meio da parceria firmada entre a Funorte, a UFMG e a MCTrans. O nome foi adotado por fazer alusão ao percurso cultural que estes ônibus proporcionarão aos usuários.
Segundo a coordenadora do projeto, a professora Lara Araújo, o objetivo é incentivar a leitura da literatura nacional, divulgar obras de artistas plásticos da nossa região e, consequentemente, incitar o desejo na população montes-clarense de produzir suas próprias obras. “O ‘Caminhos da Leitura’ irá proporcionar um contato maior dos montes-clarenses com a leitura e as artes, aproveitando alguns minutos que geralmente são desperdiçados nos trajetos realizados dentro dos ônibus. Nesse primeiro momento fez-se uma panorâmica da literatura nacional divulgando trechos de obras dos principais autores nacionais e a obra de seis artistas plásticos montes-clarenses (Alexandre Zuba, André Assis, André Luiz Nascimento, Guilherme Barbosa, Sérgio Ferreira e Stephanie Pirfo)", destaca a professora.
O projeto conta com a participação de acadêmicos dos cursos de Comunicação Social, Letras e Pedagogia da Funorte. Os alunos são responsáveis, juntamente com a coordenadora, pela seleção das obras dos artistas plásticos regionais, pela seleção dos trechos literários e pelo estudo do impacto da implementação.
De acordo com a coordenadora de Extensão do Campus São Luis, Vânia Siqueira, o "Caminhos da Leitura" conta com outras etapas e pretende atingir um número maior de linhas de ônibus e outros espaços urbanos, além de incentivar a produção tanto de textos, quanto de obras de artes visuais.
A acadêmica do curso de Letras, Vanessa Ferreira, se diz otimista. “É muito importante participar de projetos como esses, principalmente por ser algo pioneiro em Montes Claros”. Vanessa ressalta que é preciso incentivar o hábito de ler da população, uma vez que o conhecimento é adquirido não só pelas experiências do dia-a-dia, mas também pela sua busca em outros meios.
Os responsáveis pedem conscientização dos usuários dos ônibus para preservarem os cartões para que o projeto possa ser expandido às outras linhas. A professora Lara Araújo afirma que ainda em Outubro o "Caminhos da Leitura" chegará em outros ônibus da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário