domingo, 31 de outubro de 2010

Funorte recebe visitantes do Unimax e do Colégio Ideal do Distrito Federal

Na última sexta feira, dia 29, a Funorte – Faculdades Unidas do Norte de Minas – foi contemplada com uma visita de 500 alunos do Colégio Unimax, de Montes Claros, e do Colégio Ideal, de Brasília – DF. A visita faz parte do programa “Intercâmbio Desportivo e Cultural”, idealizado pelo Colégio Unimax em parceria com o Colégio Ideal, a partir do qual o Unimax já teve a oportunidade de visitar o Colégio Ideal em Brasília e agora é o anfitrião.
Durante o período da manhã, uma parte dos visitantes conheceu os laboratórios da Funorte Campus JK e outra parte conheceu o Campus Amazonas.
O diretor da Funorte Campus JK, Pedro Almeida, recebeu os visitantes, dizendo a eles a importância dessa troca de experiências:
- A Funorte sempre está de portas abertas para que a sociedade conheça o que fazemos aqui e para que conheçam, também, as nossas instalações. Além disso, essa experiência pode ser capaz de orientar os alunos a escolherem suas futuras profissões – enfatizou o diretor.
A aluna do Unimax Roza Iessa considerou o passeio à Funorte bastante produtivo e disse que o aprendizado vivenciado na sala de aula é diferente quando se vislumbra a prática:
- A gente aprende mais assim do que limitado à sala de aula – afirmou.
Já o aluno do Colégio Ideal de Brasília Felipe de Barros Macedo disse que participar de um evento dessa natureza faz com que ele aproveite a experiência adquirida na sua vida cotidiana:
- Dessa forma, ao longo do meu processo de formação, utilizarei todo o conhecimento apreendido aqui – destaca o aluno do 3º ano.
A diretora de ensino do Colégio Unimax, Sônia Márcia Araújo, explica que essa ação surgiu da ideia de promover um momento de descontração entre os alunos e de propiciar atividades da área prática, educativa e cultural.
- Eles estão vivenciando um momento de estresse por causa dos vestibulares e do Enem, então esse intercâmbio cumpre com a função da escola, que não é só produzir conhecimento, mas, também, integrar e socializar – afirma.
Os estudantes ainda participaram de um evento recreativo no Max Min.  Amanhã, o dia também está repleto de atividades educativas e recreativas. E no domingo, eles retornam à Funorte Campus JK para participarem de um Aulão Pró-Enem e à noite eles participarão de uma festa de encerramento numa boate de Montes Claros.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Curso de Direito realizará evento do PAJI (Projeto de Assistência Jurídica Itinerante) na Escola Estadual Professora Dulce Sarmento

As Faculdades Integradas do Norte de Minas - FUNORTE, através do curso de graduação em Direito realizará no dia 30 de outubro na Escola Estadual Professora Dulce Sarmento, mais um evento do projeto PAJI – Projeto de Assistência Jurídica Itinerante – com o objetivo de realizar junto à comunidade, orientação jurídica em seus diversos seguimentos.
O projeto coordenado pelo professor Rodrigo Marcelo Batista Pereira, visa orientar a população assistida sobre seus direitos enquanto cidadão. O projeto em questão visa disseminar o conhecimento pela comunidade acadêmica e também pela comunidade local e comunidades vizinhas, abordando temas como divórcio, guarda compartilhada, orientações previdenciárias, além de outros temas jurídicos que apresentem relevância social. Assim, com o referido projeto, o que se pretende é identificar, estimular, aproveitar e, sobretudo preparar os acadêmicos do Curso de Direito, incentivando-os a conhecer e aprofundar no estudo dos problemas sociais e jurídicos a fim de proporcionar uma solução adequada ao caso concreto.
O PAJI – Projeto de Assistência Jurídica Itinerante – pode ser solicitado pela comunidade de Montes Claros/MG. Para maiores informações entre em contato com o Núcleo de Extensão – NEX do campus São Norberto no telefone (38) 2101 - 9797.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Funorte realiza manhã de lazer no Santa Rita

A Funorte - Faculdades Unidas do Norte de Minas, através da Diretoria de Extensão realizou no último domingo, na Rua Sete do Bairro Santa Rita, uma manhã de lazer com crianças da comunidade, com cama elástica e atividades esportivas como vôlei, peteca e futebol.
Por cerca de quatro horas, mesmo sob o sol intenso, as crianças não desanimaram. Demonstrando vitalidade, participaram de todas as atividades, tudo com orientação dos acadêmicos de Educação Física e Fisioterapia da Funorte.
- Nós solicitamos da direção da faculdade a presença de acadêmicos do curso de Educação Física e eles atenderam prontamente - afirma Moisés Soares, um dos líderes da igreja Adventista do Sétimo Dia do Bairro Santa Rita.
De acordo com ele, as atividades promovidas pelos acadêmicos fizeram parte das comemorações do mês das crianças e demonstraram uma vez mais o compromisso social da Funorte.
Andréa Soares levou suas duas filhas, Nainim e Naielle. Ela se diz satisfeita com as atividades e espera que a Funorte possa realizar mais vezes na comunidade ações semelhantes.

Acadêmicos da Funorte apresentam engenhocas na Semana de Engenharia Civil

Além de todas as temáticas discutidas durante a IV Semana de Engenharia Civil da Funorte (Faculdades Integradas do Norte de Minas), outro destaque da Semana foi a Feira de Engenhocas, que, sob a coordenação do professor Higo Oliveira Nunes, reuniu projetos aplicados à engenharia civil que foram elaborados por acadêmicos do 2º ao 4º período. O professor Higo Nunes, bacharel em física-geofísica pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em geofísica pelo Instituto de Astronomia e Geofísica da USP, explica que a ideia inicial era realizar uma feira de engenhocas para atender a vertente do empreendedorismo dos planos de ensino.
- Só depois, pensamos em incluir a Feira num dos dias da Semana de Engenharia com o intuito de estimular a criatividade dos alunos e despertar neles o fascínio pelo aprender na prática, que é uma necessidade, de maneira geral, para todos acadêmicos de engenharias – afirma.
Ao todo, foram expostos 25 projetos, entre eles: Braço mecânico hidráulico; Braquistócrona; Cortador de cerâmica de pedal; Capacete com microcâmera embutida de fácil controle; Força mecânica produzida por fluido; Gerador elétrico; Ponte elevadiça; Aquecedor solar caseiro; Irrigação automática acionada mecanicamente; Sistema de polias ou roldanas; ventilador via USB; Umidificador; Bomba d’água manual; Chamas dançantes; Pêndulo; Miniusina hidrelétrica; Máquina de solda; Esteira de MHS; Geração de energia elétrica; Conceituador de aceleração; Conceito de queda livre; e Bate-estaca.
De acordo com o diretor Pedro Almeida, uma proposta de ensino baseada em aprendizagem significativa vai muito além dos limites da sala de aula. Por isso, ele destaca que a contextualização dos fenômenos físicos, químicos e eletromecânicos desperta nos acadêmicos a cultura da iniciação científica e da visão empreendedora:
- E sendo a engenharia civil um curso de formação politécnica e interdisciplinar, reforça-se através da Feira de Engenhocas o compromisso da Funorte com a sua missão de ser referência em educação.
PROJETOS ÚTEIS E CRIATIVOS
O professor e deputado estadual Ruy Muniz, ao lado de sua esposa Raquel Muniz, diretora da Funorte, fez questão de visitar a Feira e cada projeto exposto. Ele considerou a Feira muito criativa e educativa. Além disso, destacou o capricho e o bom gosto dos estudantes:
- Eu presenciei muitas novidades na Feira e destaco os trabalhos que prezam pela preservação ambiental. Percebi que os acadêmicos estão muito bem preparados, tanto que os projetos impressionam até os profissionais mais experientes – elogiou o deputado.
Para o coordenador da Feira, Higo Nunes, todos os trabalhos merecem destaque, mas ele confessa que alguns chamaram muito a atenção do público:
- Isso se deve ao alto nível de detalhes nos acabamentos do protótipo como, por exemplo, a ”Usina hidrelétrica”, o “Elevador de rosca” ou pela criatividade vista nos projetos de “Irrigação mecânica automática”, ”Capacete com câmera integrada”. Além disso, não teve que não se encantou com o fascínio da beleza no funcionamento das “Chamas dançantes” e dos “Braços mecânicos hidráulicos”. Enfim, de fato, muitos projetos de altíssimo nível.
A acadêmica do 1º período de engenharia civil Karen Juliana também elogiou os projetos e disse que eles a estimularam a também pensar em projetos para a próxima Feira de Engenhocas.
- Com os projetos, percebemos que a engenharia não é só matemática e que a engenharia pode contribuir bastante com projetos que beneficiam toda a sociedade – disse.
DE OLHO NA SEGUNDA EDIÇÃO
Essa foi apenas a primeira Feira de Engenhocas da Funorte, que, pelo sucesso, já tem espaço garantido no calendário da instituição:
- Eu, juntamente com o apoio da coordenação, espero que a Feira vire de fato uma cultura na Funorte, abrilhantando ainda mais as semanas da engenharia para que sejam vitrines de projetos inovadores e, quem sabe, de grande repercussão – enfatiza o professor Higo Nunes.
Os inscritos na Semana de Engenharia Civil ainda participaram de um sorteio, em que concorreram a um notebook, a um GPS e a uma calculadora. Os ganhadores foram Ivaneide Amaral do 4º período, que ganhou a calculadora; Marcos Waldeir Pereira, que ganhou o GPS e Flágstan Thonrdaic Oliveira, que ganhou o notebook.
Os interessados em conhecer os projetos apresentados durante a Feira de Engenhoca podem acessar o site www.funorte.com.br no link da engenharia civil.

Curso de Direito realizará Blitz Jurídica nas praças Doutor Carlos e de Esportes

As Faculdades Integradas do Norte de Minas - FUNORTE, através do curso de graduação em Direito realizará no dia 29 de outubro nas praças Doutor Carlos e de Esportes, mais uma edição do projeto de extensão "Blitz Jurídica" com o foco nesta edição no Direito do Idoso.
O projeto coordenado pela professora Rejane Lopes, visa orientar a população assistida sobre seus direitos enquanto cidadão, o projeto em questão visa disseminar o conhecimento pela comunidade acadêmica e também pela comunidade local e comunidades vizinhas, abordando temas do cotidiano que apresentem relevância social e jurídica. Assim, com o referido projeto, o que se pretende é identificar, estimular, aproveitar e aperfeiçoar as capacidades e habilidades dos graduandos do Curso de Direito, incentivando-os a conhecer e aprofundar no estudo dos problemas sociais e jurídicos para, em momento posterior, socializá-lo, através de atividades de extensão tais como palestras a estudantes de escolas públicas, e também, de Blitz informativa a fim de alcançar maior parte da população.
Para professora Rejane Lopes coordenadora do projeto "Ações desta natureza fortalecem ainda mais a interação entre a instituição e população, consolidando o tripé do ensino superior".
A Blitz Jurídica pode ser solicitada pela comunidade de Montes e região, para maiores informações entre em contato com o Núcleo de Extensão – NEX do campus São Norberto no telefone (38) 2101 - 9797.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Circular A e B começa semana com projeto de extensão "Caminhos da Leitura"

Os usuários do transporte coletivo de Montes Claros agora vão poder aproveitar o tempo dentro dos ônibus para conhecer mais da literatura e das artes plásticas do nosso país. As linhas circular A e B passaram, desde terça-feira, dia 28, a contar com o “Caminhos da Leitura”, desenvolvido pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas, Funorte. O projeto consiste na afixação de cartões em cada poltrona com trechos de textos de escritores consagrados da literatura brasileira e obras plásticas de artistas regionais.
O “Caminhos da Leitura”, inspirado no projeto “Literatura para Todos”, da Faculdade de Letras da UFMG em Belo Horizonte, foi trazido para Montes Claros por meio da parceria firmada entre a Funorte, a UFMG e a MCTrans. O nome foi adotado por fazer alusão ao percurso cultural que estes ônibus proporcionarão aos usuários.
Segundo a coordenadora do projeto, a professora Lara Araújo, o objetivo é incentivar a leitura da literatura nacional, divulgar obras de artistas plásticos da nossa região e, consequentemente, incitar o desejo na população montes-clarense de produzir suas próprias obras. “O ‘Caminhos da Leitura’ irá proporcionar um contato maior dos montes-clarenses com a leitura e as artes, aproveitando alguns minutos que geralmente são desperdiçados nos trajetos realizados dentro dos ônibus. Nesse primeiro momento fez-se uma panorâmica da literatura nacional divulgando trechos de obras dos principais autores nacionais e a obra de seis artistas plásticos montes-clarenses (Alexandre Zuba, André Assis, André Luiz Nascimento, Guilherme Barbosa, Sérgio Ferreira e Stephanie Pirfo)", destaca a professora.
O projeto conta com a participação de acadêmicos dos cursos de Comunicação Social, Letras e Pedagogia da Funorte. Os alunos são responsáveis, juntamente com a coordenadora, pela seleção das obras dos artistas plásticos regionais, pela seleção dos trechos literários e pelo estudo do impacto da implementação.
De acordo com a coordenadora de Extensão do Campus São Luis, Vânia Siqueira, o "Caminhos da Leitura" conta com outras etapas e pretende atingir um número maior de linhas de ônibus e outros espaços urbanos, além de incentivar a produção tanto de textos, quanto de obras de artes visuais.
A acadêmica do curso de Letras, Vanessa Ferreira, se diz otimista. “É muito importante participar de projetos como esses, principalmente por ser algo pioneiro em Montes Claros”. Vanessa ressalta que é preciso incentivar o hábito de ler da população, uma vez que o conhecimento é adquirido não só pelas experiências do dia-a-dia, mas também pela sua busca em outros meios.
Os responsáveis pedem conscientização dos usuários dos ônibus para preservarem os cartões para que o projeto possa ser expandido às outras linhas. A professora Lara Araújo afirma que ainda em Outubro o "Caminhos da Leitura" chegará em outros ônibus da cidade.

Funorte lança o projeto Coral universitário

A Funorte colocará em prática um projeto que utilizará da música como instrumento para promover a interação entre colaboradores e acadêmicos e aliviar o estresse decorrente da rotina de trabalho e/ou estudo. Trata-se do Coral Universitário, que será regido pela professora Simone Santana.
Ela mesma explica que o objetivo do coral é tornar a vida do acadêmico e do colaborador mais prazerosa. Além disso, o coral vai proporcionar que o participante adquira conhecimentos em relação aos cuidados com a voz e proporcionar o aprendizado sobre música erudita e clássicos populares.
- A partir desse projeto, vamos apresentar nos eventos da instituição, como, por exemplo, em formaturas. E planejamos participar de festivais e encontros de corais pelo Brasil – afirma Simone.
Para participar do Coral Universitário, acadêmicos e colaboradores da Funorte podem comparecer ao Campus São Norberto no dia 09 de outubro, das 8 às 12h, horário em que o coral se reunirá todos os sábados para as aulas e ensaios. Na oportunidade, Simone explica que serão feitas seleções a partir de metodologia não convencional:
- Ou seja – explica - brincando com a voz de cada um, separados por grupos. E mesmo aquele que não possuir tanto talento, saberei aproveitá-lo.
Simone Santana fará uma apresentação na Funorte Campus JK nos próximos dias 05 e 06 de outubro, nos turnos matutino e noturno durante os intervalos para apresentar o projeto e convidar os estudantes e colaboradores para participar do Coral Universitário da Funorte.
Simone Santana é formada em canto pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. Detentora de inúmeros prêmios de reconhecimento como Cantora Lírica do Norte de Minas, ela recebeu os prêmios Revelação no Concurso Internacional Honorina Barra- Curitiba (PR) e o de Melhor Intérprete no concurso Internacional Amália Conde-Rio de Janeiro (RJ). Apresentou como Solista da Ópera Cavalleria Rusticana ( P.Mascagni ), em Comemoração aos 30 anos do Palácio das Artes - Belo Horizonte(MG). Foi semifinalista do Concurso Internacional de Canto Lírico na cidade de Trujillo (Peru), participou do Concerto de Gala em Lima, sob regência de Carlos Fernandez. Dentre inúmeras candidatas do Brasil e exterior, foi selecionada para a Ópera A Flauta Mágica (W.A.Mozart) no papel da Pamina no Palácio das Artes em Belo Horizonte (MG). É professora do Curso Técnico de Canto no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez. Integra o quadro de extensão do Campus Funorte como professora Regente de Canto-Coral e tem se apresentado em diversas capitais brasileiras com Concertos de Câmara de árias de Ópera e Canções.

Rede Soebras implantará maior hospital universitário do Norte de Minas

Com o objetivo de promover a formação do acadêmico de maneira integral, alunos da área de saúde da Funorte - Faculdades integradas do Norte de Minas vão ter oportunidade de colocar em prática todo o aprendizado adquirido em sala de aula.
Segundo a médica Raquel Muniz, presidente da rede Soebras e conselheira da Federasantas (associação ligada às Santas Casas e hospitais filantrópicos), os alunos vão aprender a trabalhar no próprio hospital, que atenderá no campus Amazonas.
- A população contará com atendimento gratuito em todas as especialidades médicas, como já funciona nos ambulatórios da Cemed- Clínica de especialidades médicas da Funorte - afirma.
Ainda de acordo com Raquel Muniz, o hospital contará com pronto atendimento e 100 leitos, com perspectiva de expandir para 150, com um projeto de planta moderna e ótima estrutura, além de amplo espaço, a fim de facilitar a acessibilidade dos pacientes, em um ambiente arejado.
- O hospital universitário da rede Soebras será um dos maiores do interior de Minas - diz.
O mototaxista Erick Oliveira da Silva vê no projeto uma saída para ter acesso a atendimento médico.
- É uma oportunidade para que as famílias menos favorecidas possam contar com este serviço, uma vez que conseguir consulta nos postos e hospitais é muito difícil. A demanda é sempre muito grande, com poucos profissionais - diz Erick Oliveira.
A previsão é de que o projeto da rede Soebras comece a funcionar em 36 meses.
Os hospitais universitários são centros de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área de saúde. A efetiva prestação de serviços à população possibilita o aprimoramento constante do atendimento e a elaboração de protocolos técnicos para as diversas patologias. Isso garante melhores padrões de eficiência, à disposição da rede do Sus - Sistema único de saúde. Além disso, os programas de educação continuada oferecem oportunidade de atualização técnica aos profissionais de todo o sistema de saúde.
Os hospitais universitários apresentam grande heterogeneidade quanto à sua capacidade instalada, incorporação tecnológica e abrangência no atendimento. Todos desempenham papel de destaque na comunidade onde estão inseridos (Fonte: Mec).

Projeto de Extensão do curso de Nutrição da Funorte oferece atendimento gratuito à comunidade

A Funorte - Faculdades Unidas do Norte de Minas, compromissada com a promoção da saúde e da qualidade de vida, oferece à população montes-clarense e à comunidade acadêmica atendimento nutricional gratuito e personalizado.
Segundo a nutricionista e professora Ilana Gonçalves, as doenças crônicas representam, atualmente, a principal causa de mortalidade e incapacidade no mundo inteiro, principalmente doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e câncer.
- É comprovado que a mudança nos hábitos alimentares pode influenciar fortemente na redução dos fatores de risco na população, como obesidade, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, alteração nos níveis de glicose sanguínea, entre outros. Pesquisas recentes demonstram que o índice de sobrepeso na população brasileira está em torno de 40% - explica.
Diante dessa realidade, a Funorte, com o objetivo de colaborar para a melhoria dessa situação e de proporcionar o aperfeiçoamento do acadêmico através de atividades práticas, desenvolve um projeto, a partir do qual disponibiliza para a população montes-clarense e comunidade acadêmica atendimento nutricional gratuito e personalizado. A nutricionista destaca que o projeto busca atender as necessidades específicas de cada cliente, através de avaliação antropométrica, diagnóstico do seu estado nutricional e prescrição de cardápios personalizados.
O projeto conta com a participação voluntária de dez acadêmicos do curso de nutrição e supervisão da professora e nutricionista Ilana Gonçalves. Os atendimentos são realizados às sextas-feiras, no Campus Amazonas, e devem ser agendados antecipadamente pelo telefone: (38) 3223-2288.

Pelc realiza ação para idosos em Montes Claros e região

Para comemorar a Semana do Idoso, o Programa Esporte e Lazer da cidade – PELC, pareceria da Diretoria de Extensão das Faculdades Unidas do Norte de Minas – Funorte com o Ministério do Esporte, realizou o evento Idosos em Movimento. A ideia é oportunizar a terceira idade o acesso ao esporte e lazer.
A ação contou com o apoio dos coordenadores gerais, coordenadores de núcleos e agentes sociais de esporte e lazer do programa. Em Montes Claros, cinco núcleos: Santos Reis, Morrinhos, Maracanã, Alto São João e Delfino Magalhães, junto com o núcleo de Nova Esperança se uniram na realização do evento.
Entre os serviços prestados estavam: aferição da Pressão Arterial - PA, teste de glicemia, tipagem sanguínea, orientações nutricionais e palestras, danças, ginástica, relaxamento, jogos e brincadeiras. Além disso, o Idosos em Movimento contou com a apresentação dos grupos criados nas oficinas do PELC: Coral do Bairro Delfino Magalhães e Grupo de Cantigas de Rodas do Bairro Major Prates.
De acordo com a Profª Marcela Pamponet, coordenadora geral do PELC, a ideia de trabalhar com o público idoso foi bem aceita. “Em Montes Claros houve a interação dos assistidos de todos os núcleos, onde fizeram novas amizades, praticaram diversas atividades, aproveitaram as orientações sobre a saúde com os acadêmicos da Funorte, enfim, uma grande festa” ressalta a coordenadora.
Para também comemorar a semana, foi realizada, em Bocaiúva, a grande caminhada orientada na Praça Pedro Caldeira. Em Janaúba, a grande aula de ginástica na Praça do Triângulo e, em Salinas, o Festival de Idosos na Associação da Mulher Salinense – AMUSA.
Para Amorosa Martins, participante da ação em Salinas, os trabalhos realizados na cidade é diferente de todos que já aconteceram na região. “O evento foi maravilhoso, com muitas apresentações, brindes, brincadeiras, palestras e acompanhamento de enfermeiros para aferir nossa pressão. Sem dúvidas é o melhor evento que já participei em Salinas. Depois que os agentes do PELC estão nos acompanhando com esse trabalho na AMUSA, até pessoas que não estavam mais freqüentando, retornaram” afirma a Amorosa.
Em comemoração à Semana da Criança, o Programa Esporte e Lazer da Cidade realizará ações voltadas para o público infantil nos 16 núcleos no Norte de Minas. Estes, sob responsabilidade direta da Funorte.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Programa Minas Olímpica estabelece parceria com cursos da Funorte

O Programa Minas Olímpica Nova Geração, que faz parte do Projeto Estruturador da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, estabeleceu uma pareceria com a Funorte – Faculdades Unidas do Norte de Minas –, a partir da qual os participantes do projeto irão ser beneficiados pelas ações desenvolvidas pelos cursos de graduação da Funorte.
Segundo o professor de educação física Fagers Silva Santos, coordenador do Programa Minas Olímpica (Núcleo Amazonas), o primeiro curso que começou a atuar no Programa foi o curso de odontologia. Ele explica que sob a coordenação de uma professora, os acadêmicos promovem entre as crianças e os adolescents do Programa a conscientização para que eles aprendam a fazer uma escovação correta e saiba manter e promover a higiene bucal.
- Como a saúde é um dos eixos trabalhados dentro do Programa, estamos agregando a maioria dos cursos da área da saúde da Funorte para estarem atuando dentro do Programa Minas Olímpica, contribuindo, assim, para o propósito do projeto pedagogico do Programa – esclarece Fagers.
Ele destaca que os cursos de Nutrição, Medicina e Farmácia logo estarão contribuindo para os objetivos do Programa Minas Olímpica Nova Geração.
O Programa Minas Olímpica tem o esporte como base de suas ações, mas também demonstra sua preocupação com outras áreas que possam contribuir para o desenvolvimento social e pessoal dos participantes. Para isso, as crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 10 e 15 anos, comprovadamente matriculados e frequentes em escolas públicas ou privadas, preferencialmente pertencentes a famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, participam de atividades relacionadas a três eixos: Esportes, Pedagogia e Arte e Saúde Integral. Em cada um desses eixos são desenvolvidos trabalhos que buscam contribuir para a formação da identidade e projetos de vida dos educandos, proporcionando acesso às práticas esportivas, psicopedagógicas e culturais, desenvolvendo, assim, a saúde integral desses participantes.
Para o desenvolvimento do programa, Fagers Silva destaca que os três eixos devem estar presentes na grade de horários de todos os dias de atividades e que os educadores devem cumprir a carga horária de 20 horas de trabalho por semana.
Ele se orgulha em relatar os resultados desse trabalho:
- É perceptível que as nossas atividades relacionadas ao esporte, à arte, à prática de leitura e escrita, bem como aos trabalhos desenvolvidos na área da saúde estão sendo de grande importância para a vida e formação cidadã dos participantes do Programa. Essa é nossa missão, e o nosso trabalho é justamente dar continuidade aos propósitos do Programa Minas Olímpica Nova Geração.