O final do mês de janeiro foi sinônimo de muita diversão nos bairros de Montes Claros que receberam o projeto Festival de Férias PELC/Funorte. A colônia de férias gratuita aconteceu de 24 a 29 de janeiro e contou com a participação de mais de seis mil pessoas dentre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
O Festival realizado nos núcleos do PELC dos bairros Alto São João, Maracanã, São José, Novo Delfino, Santos Reis e distrito de Nova Esperança promoveu atividades de qualidade para todas as idades com o objetivo de entreter a comunidade e despertar na população o espírito de cidadania através de oficinas de artesanato, de material reciclado e muitas outras. Para quem gosta de praticar esportes não faltou atividade! Vôlei, natação, ginástica, futebol... Já o trampolim, cama elástica e o Festival de Cinema, além de desfiles fizeram a alegria de crianças e adolescentes.
Segundo o Diretor de Extensão da Funorte, Andrey Souza, o principal objetivo do Festival de Férias PELC/Funorte é levar qualidade de vida para as comunidades carentes de Montes Claros e do Norte de Minas, através da prática de esportes, do lazer e de muitas atividades culturais.
- Mas a nossa meta não é apenas levar diversão para a população, mas despertar nas pessoas a vontade de permanecer no projeto do PELC, que acontece durante todo o ano, nestes mesmos bairros. Através do projeto crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos ocupam o tempo ocioso com atividades produtivas e garantem uma vida mais saudável, frisou Souza.
Ele lembrou ainda que, além de ser gratuito para toda a população, o Festival se distanciou do modelo convencional de colônia de férias ao promover atividades para todas as faixas etárias.
PROGRAMAÇÃO
Nos bairros Amazonas e Delfino o diferencial foi a ginástica para idosos, que levou mais qualidade de vida a quem se dispôs a participar da atividade, como dona Maria Ferreira, 71 anos. Ela garante que a atividade diária a deixou mais disposta.
- A ginástica tem me feito muito bem, minha saúde melhorou bastante depois que comecei as atividades. Por isso, não pretendo parar mais, vou me inscrever para participar do PELC, garantiu.
Aparecida Silva, 47 anos, concorda que as atividades fazem um bem enorme para a saúde, além de, segundo ela, ser garantia de diversão.
-Todos os dias saio do bairro Eldorado e venho fazer ginástica aqui no Amazonas, porque sei que é importante para a minha saúde e além, disso a convivência com as minhas colegas me deixa mais feliz, observa ela.
Já no Núcleo de Nova Esperança, distrito de Montes Claros, os idosos que participaram do Festival de Férias se divertiram no Baile da Melhor Idade, que teve como atração principal um desfile de roupas feitas a partir de materiais reciclados. Os figurinos foram produzidos durante a oficina de reciclagem. Já para as crianças a oficina de reciclados foi a oportunidade de aprenderem a construir seus próprios brinquedos a partir de garrafas pets e outros materiais que seriam descartados.
Para a agente social Hilda Trajano, uma das responsáveis pelas oficinas de artesanato, o trabalho com reciclados permitiu que a comunidade descobrisse outras utilidades para materiais que iriam parar no lixo. Os materiais foram transformados em brinquedos, bolsas, porta objetos e muito mais.
-Com a oficina de materiais reciclados, todos os assistidos aprenderam, não apenas criar objetos a partir de materiais que seriam descartados, como também compreenderam a importância da reciclagem para o meio ambiente, ressaltou Trajano.
O coordenador do Núcleo Nova Esperança, Jarbas Pereira, também enfatizou a importância da oficina de reciclagem para conscientizar a população sobre a necessidade de reaproveitar o lixo para garantir o futuro do planeta.
- Reciclar significa transformar objetos e materiais usados em novos produtos para o consumo. A partir da oficina, os participantes do Festival criaram o hábito de transformar o que antes parecia perdido em novos produtos e muito mais do que isso, despertou neles a necessidade da coleta seletiva e o prazer em ajudar a preservar o meio ambiente, garantiu Pereira.
DIVERSÃO E A CONSCIÊNCIA CIDADÃ
Em todos os Núcleos do PELC que receberam o Festival de Férias a diversão e a consciência cidadã fizeram parte das atividades e dos objetivos do programa.
-Os objetivos do Festival de Férias foram alcançados com grande sucesso e repercussão na cidade de Montes Claros e região, principalmente pelo fato de atender crianças, adolescentes, adultos e idosos, avaliou a Coordenadora Geral do PELC, Marcela Pomponet.
O Festival de Férias também foi realizado de 24 a 29 de janeiro nas cidades de Brasília de Minas, Januária, Pirapora e Janaúba. Entre os dias 31 de janeiro e 05 de fevereiro o Festival leva diversão para as cidades de Salinas e Bocaiúva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário