terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

PELC/ Funorte supera as expectativas do ministério do Esporte

Durante dois dias, os agentes sociais do esporte e lazer e os coordenadores dos núcleos do Programa Esporte e Lazer na Cidade (PELC) participaram do 1º módulo de avaliação e execução do convênio da Funorte com o PELC. O encontro reuniu nos dias 11 e 12 de fevereiro, sexta e sábado, 100 participantes que relataram experiências e receberam as orientações dos formadores do ministério do Esporte, Luiz Carlos Lira, da Universidade Federal de Juiz de Fora, e Cláudio Gualberto, do Instituto Esporte Brasil.
De acordo com o professor Luiz Carlos Lira, no Norte de Minas, que é atendido pelo PELC/Funorte, tinha-se a meta de atingir 12 núcleos e 4.800 pessoas.
- Mas essa meta já foi superada, pois o Programa já atinge mais de seis mil pessoas – afirma Lira.
Mesmo atendendo acima da expectativa, o formador garante que a estrutura consegue atender a todos e aos objetivos do Programa.
Um dos pontos que Luiz Carlos Lira enfatiza é a questão cultural. Segundo ele, faz-se necessário que o PELC/Funorte busque implantar e valorizar atividades de manifestações culturais locais, a fim de valorizar a cultura regional.
Andrey Souza, diretor de extensão da Funorte, explica que essas atividades já constam no planejamento do PELC/Funorte e que nos meses de abril e maio serão realizadas mostras de cultura, em que serão apresentados os trabalhos desenvolvidos em cada núcleo.
- Teremos 12 mostras, uma em cada núcleo. Daremos espaço para a dança, o teatro e demais manifestações artísticas e culturais. Tudo isso vai depender da realidade em que cada núcleo está inserido – comenta o diretor.
Luiz Carlos Lira ainda contabiliza que, desde 2004, são mais de 1.000 municípios no país que contam com esse programa (PELC). No Norte de Minas, o PELC/Funorte é o 3º maior convênio do país, conta com 12 núcleos, sendo seis em Montes Claros, e o restante nas cidades de Pirapora, Brasília de Minas, Bocaiúva, Salinas, Janaúba e Januária. (AP)

Acadêmicos participam da Semana do Acolhimento Funorte

Durante dois dias, 16 e 17 de fevereiro, acadêmicos da Funorte Campus JK participaram da Semana do Acolhimento. Segundo o diretor da Funorte Campus JK, Pedro de Almeida Souza, a Semana do Acolhimento é uma forma de justificar e reforçar que a proposta de uma instituição deve superar a visão de preocupação somente com a relação ensino-aprendizagem. Ele destaca que o trote é uma cultura ultrapassada, que desrespeita as individualidades, que provoca punições e constrangimentos nos novos entrantes de uma instituição.
- Portanto, a Semana de Acolhimento é a superação das atitudes do ser humano contrapondo as consequências negativas dos trotes universitários - afirma o diretor.
Da mesma forma pensa o acadêmico do curso de biomedicina Jocléssio de Jesus Leite, que defende:
- A Semana veio para desmistificar que o calouro deve ser recebido com violência.

PROGRAMAÇÃO

A programação da Semana do Acolhimento 2011 contou no dia 16 com a realização de um futebol às avessas, com os homens vestidos de trajes femininos e as mulheres vestidas com trajes masculinos. Os vencedores ganharam ingressos para o jogo do Funorte e ticket lanche para a cantina da faculdade. Além disso, os estudantes foram recepcionados ontem com show da banda MPBAR e sorteio de brindes.
Para a diretora de ensino da Funorte, Thalita Pimentel, a Semana do Acolhimento envolve a comunidade acadêmica em atividades que promovem a socialização e entretenimento no ambiente universitário.
- A instituição entende que o desenvolvimento intelectual é potencializado de forma significativa quando o estudante está num ambiente que o faz feliz. Por esse motivo, promove atividades que extrapolam o ensino tradicional, contribuindo com a formação do profissional enquanto ser humano, partícipe de ações de cidadania, entretenimento e muita energia - diz a diretora.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Funorte oferece serviços de saúde gratuitos: População de Montes Claros e região pode contar com consultas e tratamentos gratuitos em várias especialidades

Enquanto no serviço público a saúde no município vivencia uma crise, a Funorte/Soebras oferece à população de Montes Claros e região diversos serviços, com atendimentos especializados e tratamentos nas mais diversas áreas da saúde.
Segundo a enfermeira e diretora do Campus Amazonas/CEMED, Luciana Santana, a prestação desses serviços à população evidencia o compromisso da Funorte como uma instituição filantrópica.
- O Campus Amazonas/CEMED é o espaço que a comunidade tem para usufruir de serviços especializados gratuitos a partir de atendimentos de qualidade e com o maior conforto possível - garante a diretora.
São mais de três mil atendimentos anuais, segundo Luciana Santana. Os serviços são na área de medicina, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem, nutrição, bem como elaboração de exames laboratoriais, assistência social e farmacêutica. Além disso, a Funorte também oferece atendimentos nas áreas de pediatria, ginecologia, obstetrícia, reumatologia, neurologia, ultrassonografia, endocrinologia, gastroenterologia, ortopedia, urologia, angiologia, geriatria, pneumologia e otorrinolaringologia.
Os atendimentos são realizados em consultórios climatizados e com horários pré-agendados, a fim de evitar filas e desconforto.
Para agendar uma consulta, basta ligar na central de agendamentos através do telefone (38) 3223-2288. Informações também podem ser obtidas pelo e-mail: funortesaude@yahoo.com.br.

Funorte oferece serviços na área odontológica para a população

A população de Montes Claros e região pode contar com os serviços odontológicos oferecidos pelo Núcleo de Pós-Graduação em Odontologia da Funorte em Montes Claros. Segundo o professor tira Silvio Teodoro de Carvalho os serviços são oferecidos a preço de custo para a população.
- Por ser uma instituição filantrópica, a Funorte realiza os serviços de forma bem acessível para a população e tudo isso com serviços de primeira qualidade - garante o professor.
Quem concorda com ele é a assalariada Amezina Ferreira dos Santos, que percorre quase 340 km, de Montezuma a Montes Claros, para realizar os tratamentos de implantes e próteses. Questionada se compensa sair da cidade dela para fazer o tratamento em Montes Claros, ela responde:
- Compensa muito. Tanto pelo preço quanto pela qualidade do tratamento. Se eu tivesse que pagar o preço de mercado não teria condições e pelo SUS seria quase cem anos de espera.
Para se submeter aos tratamentos oferecidos pelo Núcleo de Pós-Graduação em Odontologia da Funorte basta ligar no número (38) 3221-1195 ou comparecer à rua Coração de Jesus, 233 - Centro, para passar pelo processo de triagem.
Outras informações sobre as especializações podem ser obtidas no site http://www.cursospos.com.br/.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Indyu abre inscrições para o Bolsão Esportivo

O Colégio Indyu realiza no próximo sábado, dia 12, na Funorte Campus São Luiz, o Bolsão Esportivo, que oferecerá a estudantes de ambos os sexos a oportunidade de concorrer a bolsas de estudo para o ingresso no Colégio Indyu.
Os interessados devem se inscrever gratuitamente em uma das quatro modalidades que o Colégio irá prestigiar, sendo elas: basquete, futsal, vôlei e handebol. O processo de seleção ocorrerá através de disputas esportivas entres os inscritos no Bolsão. Eles serão avaliados por uma comissão formada por profissionais de educação física, que, entre outros critérios, avaliará o desempenho dos candidatos, desenvoltura e habilidades.
- É a grande oportunidade de estudar numa escola de qualidade como o Indyu e, ao mesmo tempo, ter a chance de se tornar um grande atleta – destaca o professor de educação física Rubem Ribeiro de Oliveira, que compõe a comissão organizadora do Bolsão Esportivo. Ele esclarece, ainda, que, paralelamente aos estudos, os aprovados receberão todo o acompanhamento necessário para a formação de um atleta.
O idealizador do Projeto e diretor de extensão da Funorte, professor Andrey Souza, explica que os aprovados já vão iniciar os estudos tendo a oportunidade de participar dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).
- Vamos preparar as equipes e resgatar o potencial esportivo que o Colégio Indyu sempre teve em Montes Claros – planeja o diretor.
Andrey também destaca que a intenção é fazer com que os estudantes do Colégio Indyu participem de competições regionais, estaduais e nacionais, representando não só o Colégio, mas também a cidade de Montes Claros e o Norte de Minas.
Para se inscrever, é necessário ter de 12 a 17 anos e estar cursando as séries do ensino fundamental ou médio.
As inscrições estão sendo feitas no Colégio Indyu, que fica na Rua João Pinheiro, nº 186 - Centro. Informações: (38) 2101 9595. (AP)

Projeto Caravana da Educação: Soebras oferece apoio aos estudantes e aos profissionais que lidam com a arte de educar

As escolas municipais, estaduais e particulares de Montes Claros e região podem se inscrever no Projeto Caravana da Educação 2011, que tem, entre outros objetivos, melhorar a educação, oferecer apoio à comunidade, escolas e aos profissionais da educação.
Com um caráter inovador, o Projeto, de iniciativa da Soebras - Associação Educativa do Brasil, vai partilhar com outras escolas as tecnologias já desenvolvidas nas escolas da Rede Soebras, oferecer cursos de capacitação para professores e disponibilizar serviços de atendimento médico, odontológico e de psicologia para pais e alunos da escola parceira. A enfermeira e diretora do Campus Amazonas, onde funciona a Clínica-Escola da Funorte, Luciana Santana, explica que esta é uma oportunidade de realizar uma parceria de resultados:
- Neste Projeto, professores, estudantes, pais e a própria Soebras terão a oportunidade de desenvolver um trabalho inovador no Norte de Minas.
Ela ainda enfatiza que todas as atividades e serviços realizados na Caravana da Educação são gratuitos para as escolas parceiras.
CADASTRO
As escolas interessadas em participar da Caravana da Educação devem se cadastrar no site da Funorte (www.funorte.com.br) no link “Caravana da Educação” e depois enviar ofício confirmando o interesse em ser uma escola parceira da Rede Soebras. Demonstrando este interesse, a escola receberá uma visita, em que será apresentado o projeto para todo o corpo docente e para os diretores da escola.
A diretora Ana Alice Pereira, que está à frente da Caravana, revela que muitas escolas estão demonstrando interesse em ser parceira da Soebras.
- Muitos profissionais dessas escolas não têm plano de saúde e oportunidades de qualificação profissional. A Soebras tem toda essa estrutura para oferecer às escolas, podemos oferecer diversos serviços na área da saúde, assistência jurídica e atividades esportivas e de lazer aos professores e alunos – justifica a diretora, que já visitou cerca de dez instituições de ensino na cidade.
Apesar de toda a estrutura apontada pela diretora, ela enfatiza que por ser um Projeto novo, a Soebras quer iniciar os trabalhos com poucas escolas.
- Elas servirão de modelo. Depois dos primeiros resultados, vamos expandir o Projeto e atender mais escolas.
Dentro das atividades da Caravana da Educação, estão sendo realizadas, por meio da Diretoria de Extensão, atividades esportivas e de lazer e ações de saúde em diversos pontos na cidade. No último domingo, dia 06, a Caravana da Educação esteve no Parque Municipal, oferecendo gratuitamente, entre outros serviços, aferição de pressão, tipagem sanguínea e atividades esportivas e de lazer aos visitantes do parque.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Festival de Férias PELC: esporte e lazer para todas as idades

O final do mês de janeiro foi sinônimo de muita diversão nos bairros de Montes Claros que receberam o projeto Festival de Férias PELC/Funorte. A colônia de férias gratuita aconteceu de 24 a 29 de janeiro e contou com a participação de mais de seis mil pessoas dentre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
O Festival realizado nos núcleos do PELC dos bairros Alto São João, Maracanã, São José, Novo Delfino, Santos Reis e distrito de Nova Esperança promoveu atividades de qualidade para todas as idades com o objetivo de entreter a comunidade e despertar na população o espírito de cidadania através de oficinas de artesanato, de material reciclado e muitas outras. Para quem gosta de praticar esportes não faltou atividade! Vôlei, natação, ginástica, futebol... Já o trampolim, cama elástica e o Festival de Cinema, além de desfiles fizeram a alegria de crianças e adolescentes.
Segundo o Diretor de Extensão da Funorte, Andrey Souza, o principal objetivo do Festival de Férias PELC/Funorte é levar qualidade de vida para as comunidades carentes de Montes Claros e do Norte de Minas, através da prática de esportes, do lazer e de muitas atividades culturais.
- Mas a nossa meta não é apenas levar diversão para a população, mas despertar nas pessoas a vontade de permanecer no projeto do PELC, que acontece durante todo o ano, nestes mesmos bairros. Através do projeto crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos ocupam o tempo ocioso com atividades produtivas e garantem uma vida mais saudável, frisou Souza.
Ele lembrou ainda que, além de ser gratuito para toda a população, o Festival se distanciou do modelo convencional de colônia de férias ao promover atividades para todas as faixas etárias.

PROGRAMAÇÃO

Nos bairros Amazonas e Delfino o diferencial foi a ginástica para idosos, que levou mais qualidade de vida a quem se dispôs a participar da atividade, como dona Maria Ferreira, 71 anos. Ela garante que a atividade diária a deixou mais disposta.
- A ginástica tem me feito muito bem, minha saúde melhorou bastante depois que comecei as atividades. Por isso, não pretendo parar mais, vou me inscrever para participar do PELC, garantiu.
Aparecida Silva, 47 anos, concorda que as atividades fazem um bem enorme para a saúde, além de, segundo ela, ser garantia de diversão.
-Todos os dias saio do bairro Eldorado e venho fazer ginástica aqui no Amazonas, porque sei que é importante para a minha saúde e além, disso a convivência com as minhas colegas me deixa mais feliz, observa ela.
Já no Núcleo de Nova Esperança, distrito de Montes Claros, os idosos que participaram do Festival de Férias se divertiram no Baile da Melhor Idade, que teve como atração principal um desfile de roupas feitas a partir de materiais reciclados. Os figurinos foram produzidos durante a oficina de reciclagem. Já para as crianças a oficina de reciclados foi a oportunidade de aprenderem a construir seus próprios brinquedos a partir de garrafas pets e outros materiais que seriam descartados.
Para a agente social Hilda Trajano, uma das responsáveis pelas oficinas de artesanato, o trabalho com reciclados permitiu que a comunidade descobrisse outras utilidades para materiais que iriam parar no lixo. Os materiais foram transformados em brinquedos, bolsas, porta objetos e muito mais.
-Com a oficina de materiais reciclados, todos os assistidos aprenderam, não apenas criar objetos a partir de materiais que seriam descartados, como também compreenderam a importância da reciclagem para o meio ambiente, ressaltou Trajano.
O coordenador do Núcleo Nova Esperança, Jarbas Pereira, também enfatizou a importância da oficina de reciclagem para conscientizar a população sobre a necessidade de reaproveitar o lixo para garantir o futuro do planeta.
- Reciclar significa transformar objetos e materiais usados em novos produtos para o consumo. A partir da oficina, os participantes do Festival criaram o hábito de transformar o que antes parecia perdido em novos produtos e muito mais do que isso, despertou neles a necessidade da coleta seletiva e o prazer em ajudar a preservar o meio ambiente, garantiu Pereira.

 
DIVERSÃO E A CONSCIÊNCIA CIDADÃ

 
Em todos os Núcleos do PELC que receberam o Festival de Férias a diversão e a consciência cidadã fizeram parte das atividades e dos objetivos do programa.
-Os objetivos do Festival de Férias foram alcançados com grande sucesso e repercussão na cidade de Montes Claros e região, principalmente pelo fato de atender crianças, adolescentes, adultos e idosos, avaliou a Coordenadora Geral do PELC, Marcela Pomponet.
O Festival de Férias também foi realizado de 24 a 29 de janeiro nas cidades de Brasília de Minas, Januária, Pirapora e Janaúba. Entre os dias 31 de janeiro e 05 de fevereiro o Festival leva diversão para as cidades de Salinas e Bocaiúva.

Diversão para todos: Festival de Férias PELC/FUNORTE leva diversão ao Maracanã

Nesta semana o bairro Maracanã foi uma festa só! Desde o dia 24 de janeiro, a Funorte em parceria com o PELC, promove na região, gratuitamente, o Festival de Férias. Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos ocuparam o tempo ocioso se divertindo em oficinas de pintura, de dobraduras e confecção de brinquedos, jogos de mesa, cama elástica, futebol, vôlei e peteca, concurso de dança, ginástica, dentre inúmeras atividades.
Tatiana Alves, 11 anos, uma das participantes do programa não se continha de alegria por participar das atividades e disse que esperou ansiosamente o início do Festival, pois sabia que ia ser pura diversão.
- Estou muito feliz aqui e não vou faltar nenhum dia! Vou brincar até não conseguir mais - garantiu.
Para Saulo Alves, coordenador do Pelc/Funorte – Núcleo Maracanã, a estrutura oferecida pela Funorte e a preparação da equipe é o grande diferencial do Festival o que, segundo ele, garante o sucesso do programa e a divulgação do PELC.
- O Festival de férias é uma ótima oportunidade para a divulgação do programa, além de permitir a interação com a comunidade - afirma.
Já o agente Nildo Júnior ressalta a importância do Festival para a comunidade. Ele acredita que o programa ajuda crianças, adolescentes e até os jovens a se prepararem, de forma divertida, para o início das atividades escolares.
- Estamos no final das férias e a maioria está ociosa, então, o Festival de Férias auxilia na adaptação da nova rotina que terá início na primeira semana de fevereiro, preparando-se para o início das aulas nas próximas semanas, da forma mais divertida fazendo com que o ano comece cheio de energia positiva - garante.
O Festival de Férias ocorre simultaneamente em outros onze núcleos do PELC, sendo em Montes Claros nos bairros: Delfino Magalhães, Amazonas, Alto São João, São José e no Distrito de Nova Esperança. Os outros núcleos são nas cidades de Bocaiúva, Salinas, Brasília de Minas, Januária, Janaúba e Pirapora.
As atividades acontecem de 24 de janeiro a 07 de fevereiro. Para participar basta comparecer nos locais das atividades e fazer a inscrição gratuita. Mais informação no Núcleo de Extensão da Funorte: (38) 2101 9274/ 2101 9267.