Foi realizado neste sábado, dia 27 de novembro, nas quadras da Unimontes no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, o 7º Torneio escolar de voleibol 2010. A competição é uma realização do curso de Educação Física da Funorte, e organização da Sporteen Ensino Esportivo, LAMES – Laboratório de Metodologia do Esporte e Programa GraduAÇÃO.
De acordo com o professor Ítalo Rogério, o torneio escolar de voleibol visa oferecer ao acadêmico do curso de Educação Física da Funorte, especialmente o do 4º e 6º período, a vivência do processo de seleção, treinamento e competição em nível escolar na modalidade voleibol, em um evento esportivo escolar de grandes proporções, especialmente dimensionado para alunas nascidas no ano de 1996 e1995.
Participaram da competição 13 escolas: Colégio Biotécnico, E.M.Maria de Lourdes Pinheiro,E.M. Ruy Lage, E.E. Armênio Veloso, E.E. Hamilton Lopes, E.E. Alcides Carvalho (Polivalente), E.E. Carlos Albuquerque e Colégio Tiradentes, além da E.E. José Gorutuba (Janaúba), E.E. Professora Maria Machado (Mirabela), E.E. Cristiano Alves (São João da Lagoa), E.E. Francisco Sá (Juramento) e Colégio Nossa Senhora do Santísimo Sacramento (Pirapora).
Serão premiadas as três primeiras colocadas. Haverá a eleição das seis melhores atletas (seleção do torneio).
O torneio começou a ser realizado em 2007 numa versão masculina e passou a versão feminina no ano seguinte. São realizados dois torneios por ano, um em cada semestre. Já foram campeãs as escolas: Imaculada (masculino em 2007), Colégio Prisma e Escola Normal (2008), Colégio Tiradentes e Dom Aristídes Porto (2009) e Polivalente (2010).
OBJETIVOS
Segundo o professor Ítalo Rogério os objetivos são inúmeros.
- Os objetivos do projeto vão além da oportunidade do acadêmico de vivenciar o processo de organização de uma equipe escolar de voleibol na prática, e ainda visa promover a integração entre alunos e acadêmicos de diversas escolas, garantir aos participantes um momento de lazer orientado e saudável, estimular a integração entre os participantes das equipes, dando ênfase à cooperação e à amizade e não à rivalidade e inimizade, promover o voleibol e o esporte como um todo, bem as entidades apoiadoras, firmando-as como um espaço privilegiado de prática do esporte, além de aproximar as instituições de ensino superior que ministram o curso de educação física – explica.
O evento faz parte da disciplina Teoria e Metodologia do voleibol da Funorte e visa avaliar os acadêmicos participantes nas tarefas de ensino-aprendizagem-treinamento do voleibol para meninas na faixa etária de 14 a 16 anos.
O professor coordenador explica ainda que o objetivo da disciplina é dar real capacidade de trabalho com a modalidade ao aluno e divulgar o voleibol, esporte que, segundo pesquisas realizadas por vários acadêmicos em seus trabalhos de conclusão de curso, apesar de ser o segundo mais popular do país não vem sendo praticado de maneira sistemática e organizada nas escolas, principalmente, nas públicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário