terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Corridas, saltos e arremessos em prol da educação: Estudantes do ensino médio e fundamental participaram do IX Festival de Atletismo

Estudantes do ensino médio e fundamental das escolas estaduais Zinha Meira (Bocaiúva) e Dulce Sarmento (Montes Claros) e do programa de Erradicação do Trabalho Infantil participaram no último dia 04 do IX Festival de Atletismo. O evento foi organizado pelos acadêmicos do 3° período de educação física da Funorte e teve como objetivo promover a integração da comunidade com a faculdade, bem como, segundo o professor Walter Moura, divulgar o atletismo entre as crianças e adolescentes.
- O atletismo pode ser considerado a mãe de todos os esportes, por isso foi uma meta desse Festival promover sua divulgação, para que as pessoas conheçam o conjunto de atividades esportivas do atletismo, justifica Moura, que coordenou os acadêmicos durante a realização do Festival.
O atletismo, considerado a modalidade esportiva mais antiga do mundo, é composto de corridas, arremessos e saltos, que são capazes de testar todas as características básicas do homem que são essenciais para a prática de outras modalidades esportivas.
O evento, realizado na Funorte campus JK, proporcionou ainda, de acordo com Walter Moura, a integração do esporte na vida dos alunos, como meio de socialização e aprendizado.

7º Torneio escolar de voleibol 2010 Funorte

Foi realizado neste sábado, dia 27 de novembro, nas quadras da Unimontes no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, o 7º Torneio escolar de voleibol 2010. A competição é uma realização do curso de Educação Física da Funorte, e organização da Sporteen Ensino Esportivo, LAMES – Laboratório de Metodologia do Esporte e Programa GraduAÇÃO.

De acordo com o professor Ítalo Rogério, o torneio escolar de voleibol visa oferecer ao acadêmico do curso de Educação Física da Funorte, especialmente o do 4º e 6º período, a vivência do processo de seleção, treinamento e competição em nível escolar na modalidade voleibol, em um evento esportivo escolar de grandes proporções, especialmente dimensionado para alunas nascidas no ano de 1996 e1995.
Participaram da competição 13 escolas: Colégio Biotécnico, E.M.Maria de Lourdes Pinheiro,E.M. Ruy Lage, E.E. Armênio Veloso, E.E. Hamilton Lopes, E.E. Alcides Carvalho (Polivalente), E.E. Carlos Albuquerque e Colégio Tiradentes, além da E.E. José Gorutuba (Janaúba), E.E. Professora Maria Machado (Mirabela), E.E. Cristiano Alves (São João da Lagoa), E.E. Francisco Sá (Juramento) e Colégio Nossa Senhora do Santísimo Sacramento (Pirapora).
Serão premiadas as três primeiras colocadas. Haverá a eleição das seis melhores atletas (seleção do torneio).
O torneio começou a ser realizado em 2007 numa versão masculina e passou a versão feminina no ano seguinte. São realizados dois torneios por ano, um em cada semestre. Já foram campeãs as escolas: Imaculada (masculino em 2007), Colégio Prisma e Escola Normal (2008), Colégio Tiradentes e Dom Aristídes Porto (2009) e Polivalente (2010).
OBJETIVOS
Segundo o professor Ítalo Rogério os objetivos são inúmeros.
- Os objetivos do projeto vão além da oportunidade do acadêmico de vivenciar o processo de organização de uma equipe escolar de voleibol na prática, e ainda visa promover a integração entre alunos e acadêmicos de diversas escolas, garantir aos participantes um momento de lazer orientado e saudável, estimular a integração entre os participantes das equipes, dando ênfase à cooperação e à amizade e não à rivalidade e inimizade, promover o voleibol e o esporte como um todo, bem as entidades apoiadoras, firmando-as como um espaço privilegiado de prática do esporte, além de aproximar as instituições de ensino superior que ministram o curso de educação física – explica.
O evento faz parte da disciplina Teoria e Metodologia do voleibol da Funorte e visa avaliar os acadêmicos participantes nas tarefas de ensino-aprendizagem-treinamento do voleibol para meninas na faixa etária de 14 a 16 anos.
O professor coordenador explica ainda que o objetivo da disciplina é dar real capacidade de trabalho com a modalidade ao aluno e divulgar o voleibol, esporte que, segundo pesquisas realizadas por vários acadêmicos em seus trabalhos de conclusão de curso, apesar de ser o segundo mais popular do país não vem sendo praticado de maneira sistemática e organizada nas escolas, principalmente, nas públicas.

PELC e a Legião da Boa Vontade se unem em prol da cidadania

O Programa Esporte e Lazer da Cidade, projeto do Ministério do Esporte em parceria com a Funorte, estabeleceu recentemente uma parceria com a LBV - Legião da Boa Vontade, que é uma associação civil de direito privado, beneficente, filantrópica, educacional, cultural, filosófica, ecumênica e altruística, sem fins econômicos. A parceria tem o objetivo de oferecer às crianças assistidas da LBV diversas atividades esportivas e recreativas, tais como ginástica, dança, capoeira, artesanato, vôlei, futsal, handebol, além de orientações nutricionais.
De acordo com Fernanda Gomes Faria, assistente social da LBV, depois da parceria do Pelc com a LBV, foi notória a satisfação dos atendidos.
- Em muitos, pode-se perceber que problemáticas vinculadas a conflitos, violência e agressões das crianças diminuíram substancialmente. Enfim a parceria trouxe grandes avanços, agregando mais qualidade de vida aos nossos atendidos – afirma a assistente social.
A parceria foi realizada com o núcleo Morrinhos, que atende a comunidade escolar da E.E. Dom Aristides Porto, os usuários do PSF Morinhos e os frequentadores da Igreja São Sebastião.
A coordenadora do núcleo Morrinhos, Maria Cecília Tupinambá, fala que a parceria veio para suprir as necessidades dos assistidos da LBV.
- Além de ser muito gratificante trabalhar com crianças, que é a nossa esperança de um futuro melhor – complementa a coordenadora.
Pedro Pinheiro Lima, de 10 anos, não esconde a satisfação em fazer todas as atividades que o Pelc oferece na LBV. Ele ainda revela as atividades de que mais gosta:
- Esporte, capoeira e dança.
Além da recreação, a professora Liliane Pereira da LBV fala que a parceria do PELC com a instituição foi muito importante porque as crianças passaram a ter mais responsabilidade, compromisso e também participação ativa nas atividades dentro e fora das salas.
- Parabéns para a equipe do Pelc Morrinhos por desenvolver as atividades com muito amor e dedicação – elogia a professora. (A.P.)

Programa Esporte e Lazer na Cidade encerra atividades do ano de 2010

Durante todo o semestre, os participantes do Projeto de Esporte e Lazer na Cidade, Núcleo Santos Reis, realizado pela Funorte, vivenciaram experiências saudáveis em prol da promoção da saúde e da qualidade de vida.
Com objetivo de encerrar as atividades, a coordenação do PELC organizou uma confraternização natalina no último dia 13, no Campus Amazonas.
Os participantes, que fazem aulas de ginástica, hidroginástica e dança, aprovaram a iniciativa.
- Gostei muito da confraternização. O PELC foi o melhor projeto deste ano. Melhorei muito de saúde, tenho ficado mais feliz e com muita energia. Encerramos este ano com nota 10, e que o ano que vem estejamos mais forte para continuarmos a nossa ginástica – aguarda a Maria Raquel dos Reis Silva, de 51 anos.
O PELC, através da promoção da saúde e da qualidade de vida, vem transformando a realidade dos bairros em Montes Claros.
Quem também fez questão de comemorar os resultados do projeto foi dona Cândida Queiroz de Jesus, 71 anos. Para ela, a importância do PELC começou desde que a ginástica chegou ao bairro onde ela mora.
- Tenho uma boa saúde, alegria, mais disposição para fazer meus trabalhos diários, para mim é uma nova família - ressalta.
Para a professora Marcela Pamponet, coordenadora geral do PELC, a festa refletiu toda a alegria das assistidas, que durante todo o semestre vivenciaram experiências marcantes.
- Um dos momentos mais interessantes foi o amigo oculto, onde os assistidos puderam se conhecer melhor e trocaram presentes. Com certeza uma satisfação para todos – afirma a coordenadora.
O professor Fábio do Nascimento Ferreira, agente social de esporte e lazer do Núcleo Amazonas, afirma que as atividades do PELC foram encerradas com chave de ouro.
- Percebo que a ginástica está cada vez mais inserida no cotidiano dos participantes do programa – avalia o professor.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ética e imprensa em pauta

A ética é um tema recorrente em todas as profissões, porque diz respeito ao conjunto de princípios morais que devem ser observadas durante o exercício profissional. Portanto, o ambiente acadêmico torna-se um espaço ideal para refletir sobre a ética, e, no caso, do jornalismo, os fatos reais se apresentam como instrumentos de estudos, críticas e reflexões, a fim de que os estudantes possam ter contato com situações que em algum momento poderão ser vivenciadas no mercado de trabalho. Foi esse o intuito do debate que encerrou os trabalhos da disciplina de Ética Profissional do 8° período do curso de jornalismo da Funorte, no último dia 30, no Campus São Luiz. Segundo a professora da disciplina, Ana Karienina Risério, analisar os fatos reais que ocorrem na imprensa é uma oportunidade de promover a consciência crítica e a consciência ética nos futuros profissionais:
- Através dos erros já cometidos, podemos aprender um pouco mais sobre a nossa profissão e se não aprendemos como fazer de forma perfeita, aprendemos como não fazer – afirma a professora, que também é jornalista formada pela PUC Minas.
A atividade não só privilegiou fatos reais como também os fatos locais, que, de acordo com a jornalista, ajudaram a trazer o debate para mais próximo da realidade local.
Ao todo foram cinco casos analisados, sendo um deles o Caso Fredi Mendes, que aconteceu em Montes Claros e que, segundo Karienina, a partir dele os acadêmicos conseguiram acompanhar o desenrolar dos fatos.
- E mais, eles puderam perceber que a imprensa pode errar em qualquer lugar e que é preciso estar atento sempre para evitar erros. Além disso, o caso Fredi Mendes é mais recente e o fato do próprio Fredi estar presente enriqueceu bastante o debate, pois mostrou não apenas o lado da imprensa, que cometeu erros, mas também da vítima – complementa a jornalista.
O jornalista Fredi Mendes, que está sendo acusado de cometer pedofilia, participa de debate com acadêmicos e profissionais de jornalismo sobre a ética na imprensa.
Preso pela Polícia Federal em 24 de junho deste ano, suspeito de pedofilia, o jornalista Fredi Mendes diz que ficou satisfeito com atuação da imprensa na cobertura do seu caso, mas afirma que os jornalistas poderiam ter ido além das informações passadas pelo Delegado da PF, Fernando Bonhsack, que na época era a fonte oficial do caso. O jornalista ainda acusou que um veículo de comunicação tentou transformar um caso de "polícia" em caso "político".
- A imprensa noticiou a minha prisão de forma correta. Eu que já fui editor-chefe da Intertv, teria dado mesmo destaque ao fato. É obrigação do jornalista, do bom jornalista, diga-se de passagem, informar de forma correta e imparcial, doa a quem doer. E outra, não é todo dia que um jornalista conhecido é preso acusado de pedofilia – diz o jornalista Fredi Mendes.
Ele ainda destacou que foi interessante o fato de alguns veículos terem ouvido a posição dele e a do veículo onde ele trabalha, a Revista Tempo, para a qual ele fez em 2008 uma reportagem sobre pedofilia. E diante desse fato ele questiona:
O encontro ainda contou com a presença do acadêmico Rubens Santana, que na época cobriu o “Caso Fredi Mendes” pelo O Norte de Minas; da jornalista Viviane Carvalho e da Presidente da Casa da Imprensa do Norte de Minas, Felicidade Tupinambá.

O LADO BOM DA PRISÃO
Quem conhece o jornalista Fredi Mendes sabe que ele é do tipo que “perde o amigo, mas não perde a piada”, nem quando é consigo mesmo. Ele afirma que debater ética na comunicação e no jornalismo investigativo com estudantes de jornalismo foi uma experiência fantástica e solta:
- Se eu não tivesse sido preso, com certeza não teria sido chamado para participar do evento, mesmo muito deles sabendo a forma como trabalho. (risos).
Além disso, os 77 dias que o jornalista passou na prisão, segundo ele, serviram de troca de experiências e informações e de motivação para escrever um livro:
- Vai se chamar 77 DIAS. Nele vou falar o que aconteceu comigo, meus dias na prisão, como foi o processo de apuração das minhas reportagens sobre pedofilia, irei ouvir outros profissionais da imprensa que enfrentaram o mesmo problema que eu e, principalmente, deixar claro que não existem fórmulas na busca pela notícia, pela informação exclusiva, a não ser coragem e muita força de vontade - conta Mendes, que aguarda o julgamento e que diz confiar na decisão final da Justiça.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Saem os campeões dos Jogos Intercursos: Resultados da competição comprovam sucesso do evento e importância do esporte


Mais do que vencer um jogo, o importante é a participação e o envolvimento entre atletas e público. Foi esse o maior resultado dos Jogos Intercursos Funorte, que, este ano, mobilizou atletas dos cursos de Medicina, Educação Física, Direito, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Farmácia e Enfermagem, bem como cerca de 600 torcedores só durante as finais dos jogos, realizadas na Funorte Campus JK no último domingo, dia 28. O diretor de extensão da Funorte, professor Andrey Souza, confirma o objetivo desse evento.
- O principal objetivo dos jogos é integração entre a comunidade acadêmica, além da promoção da prática esportiva - diz.
Para o professor Edward Martins, os Jogos Intercursos 2010 surpreenderam todos a partir do empenho dos acadêmicos em participar de atividades esportivas. O professor, que esteve à frente do evento, ainda destaca:
- O sucesso da fase final dos Jogos Intercursos demonstra o grande interesse por parte dos acadêmicos em praticar atividades esportivas, e com certeza, para o próximo ano, teremos mais modalidades incluídas e mais cursos envolvidos.
Depois das partidas, houve uma festa de confraternização entre os atletas e convidados com a presença de um grupo de pagode local.

CAMPEÕES

Futsal: Educação Física 1

Futebol de campo: Engenharia Civil 2

Xadrez: Thiago Nogueira (colaborador da Funorte)