As Faculdades Unidas do Norte de Minas – Funorte - Campus Amazonas, Colégio Santa Terezinha e o Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos - CAIC do bairro Renascença, em Montes Claros, recebem esta semana a 12º edição do projeto Nilson Braga da união das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil – UIECB. O projeto tem como objetivo levar o evangelho através de mensagens que atinjam o homem no meio social, emocional e espiritual.
Idealizado em 1998 pelo Pr. Nilson Ferreira Braga, o projeto acontece anualmente, sempre no mês de julho, em uma cidade brasileira selecionada pelo Departamento de Evangelização e Missões - DEM - através de solicitações das unidades da congregação instaladas no país.
Exemplo de dedicação e amor ao próximo, a ação reúne profissionais liberais, autônomos e técnicos, membros das igrejas. Entre eles: médicos, assistentes sociais, psicólogos, dentistas, protéticos, enfermeiros, fisioterapeutas, cabeleireiros, cozinheiros, professores, engenheiros, mestre de obras, encanadores, eletricistas, marceneiros, carpinteiros, vidraceiros, pedreiros, serventes, pastores, evangelistas, etc. que doam dez dias de seu trabalho para atender às populações carentes.
Em Montes Claros a ação ocorreu do dia 19 á 23 de julho, no horário das 9h às 17h. Os atendimentos, foram totalmente gratuitos, na área da saúde acontecem no Campus Amazonas da Funorte, onde, cerca de 110 pessoas, são atendidas diariamente. A maior demanda foi pela consulta odontológica. Para isso, os acadêmicos de odontologia da instituição estão envolvidos no projeto.
De acordo com Daniel Antunes, professor da Funorte e coordenador de Odontologia da Prefeitura de Montes Claros, “essa é uma ótima oportunidade para os alunos vivenciarem a prática odontológica e estar em contato com profissionais de vários estados do país”, ressalta o professor. Todo o tratamento será finalizado até o final da edição do projeto, onde também, cerca de 80 próteses dentárias serão entregues às pessoas atendidas.
Além da atenção odontológica, a ação consistiu em atendimento médico ambulatorial, farmacêutico, laboratorial, palestras, corte de cabelo, doação de próteses dentárias, distribuição de roupas e calçados; na área espiritual: evangelização de casa em casa, distribuição de Bíblias, Novos Testamentos, apresentação de teatro, escola bíblica de férias para crianças e adolescentes, cultos para adoração e exibição de filmes.
Nesta edição, 280 projetistas de vários estados brasileiros estão envolvidos nos atendimentos em Montes Claros. Na mesma ocasião também será construído e inaugurado, no bairro Alice Maia, o 2º templo da Igreja Evangélica Congregacional na cidade.
Para Raquel Muniz, presidente da Soebras – Associação Educativa do Brasil e diretora geral da Funorte, “são através de projetos como estes que oportunizamos, a boa parte da população, o acesso a atendimentos básicos de saúde e minimizamos as desigualdades sociais. A população carece de ações desse tipo e é importante que existam organizações interessadas nesse tipo de realização. Parabéns a toda equipe envolvida na realização do Projeto Nilson Braga e que Deus abençoe a cada um”, afirma Raquel Muniz.
De acordo com os organizadores do Projeto Nilson Braga, o número de atendimentos envolvendo todas as atividades disponíveis deve ultrapassar a cinco mil pessoas assistidas até o final da 12º edição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário