A Funorte - Faculdades Unidas do Norte de Minas - em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais realizou nos dias 09, 10 e 11 de agosto, no Campus JK, a capacitação dos profissionais do Programa Nova Geração. A ideia do programa social é democratizar o acesso de jovens estudantes às práticas esportivas e culturais, prioritariamente, daqueles vindos de famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.
O convênio firmado com a Funorte em novembro de 2009 é o único do Norte de Minas e visa atender jovens matriculados e frequentes em escolas públicas, uma alternativa de recreação e atendimento sócio-educacional. Além de Montes Claros, a parceria firmada com a instituição gera resultados nos municípios de Mirabela, Taiobeiras e Glaucilândia, cidades que também recebem atividades do programa.
De acordo com o diretor de extensão da Funorte e coordenador geral da capacitação do Programa Nova Geração, Andrey Souza, esta fase é fundamental para o desenvolvimento dos núcleos. "A capacitação tem como objetivo apresentar e discutir todos os princípios que norteiam a política de esporte e lazer, debatendo também, assuntos que envolvem a inclusão social, idéias básicas e perspectivas sobre o Nova Geração" ressalta o coordenador.
Estiveram presentes na abertura oficial a presidente da Soebras - Associação Educativa do Brasil e diretora geral da Funorte, Raquel Muniz, o presidente de honra da Soebras, deputado Ruy Muniz, o diretor de extensão da Funorte e coordenador geral da capacitação, Andrey Souza, o diretor da Soebras, Thiago Muniz, a professora, Berenilde Valéria, a diretora de Esporte Escolar do Estado, Marilda Poeira, o superintendente de Esporte Educacional de Minas Gerais, Alexandre de Almeida, a diretora de Esporte Comunitário, Gabriella Morena e profissionais envolvidos no programa.
Cerca de 200 profissionais das áreas do esporte, educação e saúde de toda a região norte-mineira participam da capacitação. Os núcleos contarão com uma equipe formada por um coordenador, um professor de educação física, um pedagogo e um profissional da saúde. Para o superintendente de Esporte Educacional do Estado, Alexandre de Almeida, a participação da instituição de ensino no Programa Nova Geração agrega conhecimento.
"A Funorte é uma grande parceira. Traz melhorias por lidar diretamente com os jovens participantes e adiciona todo o conhecimento acadêmico as atividades promovidas. Ampliar este convênio é um dos objetivos de nossa visita" afirma Alexandre de Almeida.
Durante os dias de capacitação, os representantes do governo também realizarão uma avaliação com os coordenadores dos núcleos e vão prepará-los para a próxima etapa, a de elaboração do caderno pedagógico. Em Minas Gerais 200 convênios firmados com prefeituras ou entidades recebem o programa, o que corresponde, no total, cerca de 25 mil adolescentes assistidos.
Para o deputado Ruy Muniz, este tipo de programa favorece ao educador apresentar os valores do esporte não apenas dentro das escolas ou dos clubes, mas que projetam os envolvidos para além desses espaços.
"O esporte tem papel decisivo, juntamente com a educação, na busca por princípios e valores sociais, morais e éticos. Criar condições para que o esporte seja assumido como um valor de referência na inclusão e no bem-estar é papel de todos envolvidos nesta parceria. Todos os profissionais que passam por esta capacitação servem como agentes transformadores da realidade de seus alunos e da própria sociedade", conclui o deputado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário