domingo, 8 de agosto de 2010

Caravana Ação Saúde e Cidadania é sucesso também em Lassance

Foi um dia diferente na cidade de Lassance, com a chegada da primeira caravana Ação Saúde e Cidadania, promovida pela Funorte/Soebras, em parceria com a Fundação Hilton Rocha e com apoio da prefeitura. O evento levou à população, no domingo 25 de julho, serviços básicos de saúde, ações de esporte, lazer e socialização. Estão envolvidos na Ação Saúde e Cidadania os cursos de graduação de Biomedicina, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Psicologia, Nutrição, Direito, Pedagogia e Educação Física da Funorte/ Soebras.
Pessoas que normalmente não têm a chance de ir ao médico, dentista ou simplesmente fazer um exame de vista, em dia de Ação Saúde e Cidadania, recebem consultas garantidas pela inscrição gratuita realizada no local do evento. Em vários casos, foram diagnosticados problemas que deveriam ser tratados com certa urgência, mesmo sendo desconhecidos por seus portadores. O evento contou com aproximadamente duas mil pessoas.
Para a presidente da Soebras, Raquel Muniz, esse programa é uma oportunidade que os alunos de uma instituição de ensino superior têm de atuar junto à comunidade unindo prática com a teoria da sala de aula. “A Funorte está sempre atenta as necessidades da população e oportuniza, através da Ação Saúde e Cidadania, o acesso as informações, tendências e aos atendimentos necessários para melhora na qualidade de vida. É o caso do trabalho voltado a Saúde do Homem. Uma lei nova e que merece um forte trabalho de divulgação e conscientização” afirma Raquel Muniz.

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Em maio de 1906, os serviços na construção da Estrada de Ferro Central do Brasil encontravam-se paralisados no lugarejo conhecido como Beltrão, nas margens do Rio Bicudo, onde todos os trabalhadores estavam doentes atacados pela Malária. O engenheiro chefe da construção, Ernesto Antônio Lassance Cunha, solicitou intervenção do Ministro Miguel Calmon, tendo o mesmo encaminhado o pedido ao Instituto Manguinhos, hoje Instituto Osvaldo Cruz no Rio de Janeiro. Dr. Osvaldo Cruz mandou um jovem médico, recém formado, mas com fama de malariologista, por nome de Dr. Carlos Justiniano Ribeiro das Chagas.
O trabalho de combate ao impaludismo do Dr. Carlos Chagas começou em junho de 1906 no Rio Bicudo, ele utilizou um vagão da central como residência e local de trabalho. Após um tempo os trabalhadores recomeçaram e para melhor conforto do médico, a rede construiu uma casa que passou a chamar Casa da Saúde Dr. Carlos Chagas onde ele residiu, iniciou e finalizou sua pesquisa.
Com espírito astuto de grande observador, Chagas descobriu que outros males atacavam a população local. Iniciando assim sua pesquisa que culminou com a descoberta da Doença de Chagas, que a comunicou ao mundo em 20 de abril de 1909.

Nenhum comentário:

Postar um comentário