sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Funorte promove projeto de extensão para motoristas

A Funorte - Faculdades Unidas do Norte de Minas promove terça-feira, 24, às 19h30, no Campus JK o lançamento do projeto de extensão Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho, que tem a coordenação do professor Geraldo Eustáquio Drumond.
O projeto tem o objetivo de acolher os motoristas que realizam o transporte dos acadêmicos das cidades vizinhas para a Funorte e dar a eles noções da importância deles no desenvolvimento regional, na educação de estudantes universitários e na segurança do transporte realizado.
- Além disso, o projeto também almeja integrá-los à comunidade escolar - complementa Drumond.
O coordenador ainda explica que a ideia surgiu depois de a instituição perceber que enquanto os acadêmicos estão estudando, os motoristas ficam no estacionamento ociosos. Com o projeto, eles irão aproveitar o tempo em que ficam esperando os acadêmicos para se qualificarem e integrarem com o ambiente acadêmico.
O projeto faz parte do Núcleo de Extensão da Funorte Campus JK.

domingo, 15 de agosto de 2010

Funorte comemora o sucesso da Fenics 2010

Mais uma vez a Funorte – Faculdades Unidas do Norte de Minas – marca presença na Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços, que este ano chegou a sua 15ª edição. Depois de cinco dias de exposição (de 04 a 08 de agosto), a Funorte pode comemorar tanto o sucesso da Feira quanto o sucesso do seu stand durante o evento.
Para o diretor da Funorte Campus JK, Pedro de Almeida Souza, a FENICS possibilita o encontro do fornecedor com os futuros clientes:
- Por isso, a FENICS é o principal evento de divulgação da região com importância nacional em relação à mostra de potenciais da indústria, comércio e serviços.
A Funorte apostou neste ano na divulgação de seus cursos a partir da atuação de professores, coordenadores, colaboradores e acadêmicos. No total, foram apresentados ao público os 24 cursos da instituição, sendo eles: administração, biomedicina, biomedicina/imagenologia, jornalismo, direito, educação física, enfermagem, engenharia biomédica, engenharia civil, engenharia de alimentos, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, geografia, história, letras português/espanhol, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, pedagogia, psicologia, serviço social e zootecnia. Outro destaque deste ano foi a presença no stand do projeto Clínica do Riso, que, sob a coordenação do professor e enfermeiro Roberto Albuquerque, reúne acadêmicos que têm o objetivo utilizar a arte de sorrir como instrumento da enfermagem na assistência à criança/família hospitalizada na Unidade de Pediatria do Hospital Aroldo Tourinho, em Montes Claros.
- Levar o projeto para a FENICS possibilitou representar o curso de enfermagem e mostrar que a formação do enfermeiro também engloba ações como esta e trabalhando com a humanização do cuidado, comprovamos que a função do enfermeiro vai além de curativos e injeções e que o sorriso, o poder do toque, o contato visual também devem fazer parte da assistência de enfermagem à criança hospitalizada - afirma o professor Roberto Albuquerque.
Além de contagiar toda a equipe que trabalhou no stand, com alegria e descontração, o projeto contagiou também os visitantes do stand:
- Eles foram muito divertidos, interagiram não só com as crianças, mas também com os adultos. Eles realmente mudaram o clima do ambiente – elogia a estudante Raphaela Brito Souza, referindo-se ao projeto.

Novos cursos de pós-graduação

Além das graduações, a Funorte ainda apresentou ao público os novos cursos de Pós-Graduação programados para começar neste semestre: Cosmetologia, Fármacos e Medicamentos; Genética e Biologia Molecular; Atendimento Nutricional; Esportes Coletivos e Saúde do Idoso.
Para a diretora de pesquisa e pós-graduação, Alessandra Rejane Ericsson, a FENICS 2010 muito colaborou para a divulgação dessas pós:
- Muitas pessoas se interessaram e já nos procuraram para fazer as inscrições na Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus JK - FUNORTE. Acreditamos que formaremos turmas ainda para esse semestre, uma vez que nossos esforços estão sendo feitos no sentido de oferecer à sociedade pós-graduações latu sensu a um preço extremamente competitivo sem perder o foco na qualidade refletida pelo grande número de doutores que irão ministrar módulos teóricos e práticos nos cursos em questão.
O diretor Pedro Almeida também confirma a quantidade de contatos adquiridos e as parcerias estabelecidas e complementa:
-Esses contatos fortalecem a necessidade da constante participação da FUNORTE em feiras como a FENICS, porque muitos desses contatos transformam-se em negócios tendo, portanto, retorno garantido. E enquanto a FUNORTE cresce ainda mais, nossos acadêmicos têm a oportunidade de desfrutar de um ensino de qualidade e promissor – finaliza o diretor.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Funorte capacita 200 profissionais para o programa Nova Geração

A Funorte - Faculdades Unidas do Norte de Minas - em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais realizou nos dias 09, 10 e 11 de agosto, no Campus JK, a capacitação dos profissionais do Programa Nova Geração. A ideia do programa social é democratizar o acesso de jovens estudantes às práticas esportivas e culturais, prioritariamente, daqueles vindos de famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.
O convênio firmado com a Funorte em novembro de 2009 é o único do Norte de Minas e visa atender jovens matriculados e frequentes em escolas públicas, uma alternativa de recreação e atendimento sócio-educacional. Além de Montes Claros, a parceria firmada com a instituição gera resultados nos municípios de Mirabela, Taiobeiras e Glaucilândia, cidades que também recebem atividades do programa.
De acordo com o diretor de extensão da Funorte e coordenador geral da capacitação do Programa Nova Geração, Andrey Souza, esta fase é fundamental para o desenvolvimento dos núcleos. "A capacitação tem como objetivo apresentar e discutir todos os princípios que norteiam a política de esporte e lazer, debatendo também, assuntos que envolvem a inclusão social, idéias básicas e perspectivas sobre o Nova Geração" ressalta o coordenador.
Estiveram presentes na abertura oficial a presidente da Soebras - Associação Educativa do Brasil e diretora geral da Funorte, Raquel Muniz, o presidente de honra da Soebras, deputado Ruy Muniz, o diretor de extensão da Funorte e coordenador geral da capacitação, Andrey Souza, o diretor da Soebras, Thiago Muniz, a professora, Berenilde Valéria, a diretora de Esporte Escolar do Estado, Marilda Poeira, o superintendente de Esporte Educacional de Minas Gerais, Alexandre de Almeida, a diretora de Esporte Comunitário, Gabriella Morena e profissionais envolvidos no programa.
Cerca de 200 profissionais das áreas do esporte, educação e saúde de toda a região norte-mineira participam da capacitação. Os núcleos contarão com uma equipe formada por um coordenador, um professor de educação física, um pedagogo e um profissional da saúde. Para o superintendente de Esporte Educacional do Estado, Alexandre de Almeida, a participação da instituição de ensino no Programa Nova Geração agrega conhecimento.
"A Funorte é uma grande parceira. Traz melhorias por lidar diretamente com os jovens participantes e adiciona todo o conhecimento acadêmico as atividades promovidas. Ampliar este convênio é um dos objetivos de nossa visita" afirma Alexandre de Almeida.
Durante os dias de capacitação, os representantes do governo também realizarão uma avaliação com os coordenadores dos núcleos e vão prepará-los para a próxima etapa, a de elaboração do caderno pedagógico. Em Minas Gerais 200 convênios firmados com prefeituras ou entidades recebem o programa, o que corresponde, no total, cerca de 25 mil adolescentes assistidos.
Para o deputado Ruy Muniz, este tipo de programa favorece ao educador apresentar os valores do esporte não apenas dentro das escolas ou dos clubes, mas que projetam os envolvidos para além desses espaços.
"O esporte tem papel decisivo, juntamente com a educação, na busca por princípios e valores sociais, morais e éticos. Criar condições para que o esporte seja assumido como um valor de referência na inclusão e no bem-estar é papel de todos envolvidos nesta parceria. Todos os profissionais que passam por esta capacitação servem como agentes transformadores da realidade de seus alunos e da própria sociedade", conclui o deputado.

domingo, 8 de agosto de 2010

Funorte recebe projeto Nilson Braga

As Faculdades Unidas do Norte de Minas – Funorte - Campus Amazonas, Colégio Santa Terezinha e o Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos - CAIC do bairro Renascença, em Montes Claros, recebem esta semana a 12º edição do projeto Nilson Braga da união das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil – UIECB. O projeto tem como objetivo levar o evangelho através de mensagens que atinjam o homem no meio social, emocional e espiritual.
Idealizado em 1998 pelo Pr. Nilson Ferreira Braga, o projeto acontece anualmente, sempre no mês de julho, em uma cidade brasileira selecionada pelo Departamento de Evangelização e Missões - DEM - através de solicitações das unidades da congregação instaladas no país.
Exemplo de dedicação e amor ao próximo, a ação reúne profissionais liberais, autônomos e técnicos, membros das igrejas. Entre eles: médicos, assistentes sociais, psicólogos, dentistas, protéticos, enfermeiros, fisioterapeutas, cabeleireiros, cozinheiros, professores, engenheiros, mestre de obras, encanadores, eletricistas, marceneiros, carpinteiros, vidraceiros, pedreiros, serventes, pastores, evangelistas, etc. que doam dez dias de seu trabalho para atender às populações carentes.
Em Montes Claros a ação ocorreu do dia 19 á 23 de julho, no horário das 9h às 17h. Os atendimentos, foram totalmente gratuitos, na área da saúde acontecem no Campus Amazonas da Funorte, onde, cerca de 110 pessoas, são atendidas diariamente. A maior demanda foi pela consulta odontológica. Para isso, os acadêmicos de odontologia da instituição estão envolvidos no projeto.
De acordo com Daniel Antunes, professor da Funorte e coordenador de Odontologia da Prefeitura de Montes Claros, “essa é uma ótima oportunidade para os alunos vivenciarem a prática odontológica e estar em contato com profissionais de vários estados do país”, ressalta o professor. Todo o tratamento será finalizado até o final da edição do projeto, onde também, cerca de 80 próteses dentárias serão entregues às pessoas atendidas.
Além da atenção odontológica, a ação consistiu em atendimento médico ambulatorial, farmacêutico, laboratorial, palestras, corte de cabelo, doação de próteses dentárias, distribuição de roupas e calçados; na área espiritual: evangelização de casa em casa, distribuição de Bíblias, Novos Testamentos, apresentação de teatro, escola bíblica de férias para crianças e adolescentes, cultos para adoração e exibição de filmes.
Nesta edição, 280 projetistas de vários estados brasileiros estão envolvidos nos atendimentos em Montes Claros. Na mesma ocasião também será construído e inaugurado, no bairro Alice Maia, o 2º templo da Igreja Evangélica Congregacional na cidade.
Para Raquel Muniz, presidente da Soebras – Associação Educativa do Brasil e diretora geral da Funorte, “são através de projetos como estes que oportunizamos, a boa parte da população, o acesso a atendimentos básicos de saúde e minimizamos as desigualdades sociais. A população carece de ações desse tipo e é importante que existam organizações interessadas nesse tipo de realização. Parabéns a toda equipe envolvida na realização do Projeto Nilson Braga e que Deus abençoe a cada um”, afirma Raquel Muniz.
De acordo com os organizadores do Projeto Nilson Braga, o número de atendimentos envolvendo todas as atividades disponíveis deve ultrapassar a cinco mil pessoas assistidas até o final da 12º edição.

Caravana Ação Saúde e Cidadania é sucesso também em Lassance

Foi um dia diferente na cidade de Lassance, com a chegada da primeira caravana Ação Saúde e Cidadania, promovida pela Funorte/Soebras, em parceria com a Fundação Hilton Rocha e com apoio da prefeitura. O evento levou à população, no domingo 25 de julho, serviços básicos de saúde, ações de esporte, lazer e socialização. Estão envolvidos na Ação Saúde e Cidadania os cursos de graduação de Biomedicina, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Psicologia, Nutrição, Direito, Pedagogia e Educação Física da Funorte/ Soebras.
Pessoas que normalmente não têm a chance de ir ao médico, dentista ou simplesmente fazer um exame de vista, em dia de Ação Saúde e Cidadania, recebem consultas garantidas pela inscrição gratuita realizada no local do evento. Em vários casos, foram diagnosticados problemas que deveriam ser tratados com certa urgência, mesmo sendo desconhecidos por seus portadores. O evento contou com aproximadamente duas mil pessoas.
Para a presidente da Soebras, Raquel Muniz, esse programa é uma oportunidade que os alunos de uma instituição de ensino superior têm de atuar junto à comunidade unindo prática com a teoria da sala de aula. “A Funorte está sempre atenta as necessidades da população e oportuniza, através da Ação Saúde e Cidadania, o acesso as informações, tendências e aos atendimentos necessários para melhora na qualidade de vida. É o caso do trabalho voltado a Saúde do Homem. Uma lei nova e que merece um forte trabalho de divulgação e conscientização” afirma Raquel Muniz.

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Em maio de 1906, os serviços na construção da Estrada de Ferro Central do Brasil encontravam-se paralisados no lugarejo conhecido como Beltrão, nas margens do Rio Bicudo, onde todos os trabalhadores estavam doentes atacados pela Malária. O engenheiro chefe da construção, Ernesto Antônio Lassance Cunha, solicitou intervenção do Ministro Miguel Calmon, tendo o mesmo encaminhado o pedido ao Instituto Manguinhos, hoje Instituto Osvaldo Cruz no Rio de Janeiro. Dr. Osvaldo Cruz mandou um jovem médico, recém formado, mas com fama de malariologista, por nome de Dr. Carlos Justiniano Ribeiro das Chagas.
O trabalho de combate ao impaludismo do Dr. Carlos Chagas começou em junho de 1906 no Rio Bicudo, ele utilizou um vagão da central como residência e local de trabalho. Após um tempo os trabalhadores recomeçaram e para melhor conforto do médico, a rede construiu uma casa que passou a chamar Casa da Saúde Dr. Carlos Chagas onde ele residiu, iniciou e finalizou sua pesquisa.
Com espírito astuto de grande observador, Chagas descobriu que outros males atacavam a população local. Iniciando assim sua pesquisa que culminou com a descoberta da Doença de Chagas, que a comunicou ao mundo em 20 de abril de 1909.

Ação Saúde e Cidadania em Janaúba


Um sábado otimista. Desta maneira foi o que os moradores desta cidade tiveram por ocasião do programa Ação Saúde e Cidadania promovida pela Soebras (Associação Educativa do Brasil), Fundação Hilton Rocha e Funorte – Faculdades Unidas do Norte de Minas.
A caravana da cidadania desembarcou em Janaúba na manhã do dia 17 de julho, e permaneceu durante todo o dia atendendo gratuitamente a população. Nesta cidade, os atendimentos ocorreram na praça Dr. Maurício Azevedo, em frente à Igreja Matriz e à Diocese de Janaúba.
Profissionais, acadêmicos e voluntários se envolveram na realização do programa Ação Saúde e Cidadania, desenvolvido na parceria com o Projeto Urbi Corde. Foram realizadas consultas oftalmológicas; aferição de pressão; tipagem sanguínea; dosagem de glicose; orientação nutricional; avaliação física; massagem terapêutica; orientação de higiene bucal.
A caravana da Soebras/Funorte/Fundação Hilton Rocha também trouxe a Janaúba motivação para as crianças com brincadeiras, principalmente através da cama elástica e pintura no rosto.
Entre as ações da Soebras/Funorte em Janaúba destacam o Isejan – Instituto Superior de Educação de Janaúba – que ministra os cursos de Pedagogia, Geografia e Letras.

Clínica-escola da Funorte oferece tratamento gratuito de fisioterapia respiratória

Criada há cinco anos, com completa infraestrutura, espaço totalmente amplo, aparelhos modernos, ambiente arejado e profissionais fisioterapeutas especializados nas mais diversas áreas, a clínica-escola da Funorte oferece atendimento gratuito a pacientes com doenças respiratórias.
Segundo a professora e doutora Roseane Durães Caldeira, especialista em Pneumologia, o objetivo do ambulatório é capacitar na prática os acadêmicos da área, com acompanhamento supervisionado pelos mestres, além de promover a prevenção e atendimento aos pacientes necessitados da fisioterapia respiratória.
A especialista explica ainda que, a princípio, é feita uma avaliação e planejamento do tratamento do paciente. Conforme a necessidade de cada um, inicia-se o processo de acompanhamento dos profissionais.
O ambulatório oferece serviços de neurologia, reumatologia, cardiologia e uroginecologia - que trata desde a incontinência urinária a outros problemas ginecológicos. A novidade neste semestre é a implantação do atendimento de pneumologia.
- A ideia é atender e acolher aquelas pessoas que não têm condições de estar fazendo um acompanhamento com um fisioterapeuta pneumologista, o que é muito importante para a recuperação do paciente. O ambulatório disponibiliza este acompanhamento com profissionais qualificados para atender crianças e adultos que sofrem de doenças respiratórias como DPOC - Doença pulmonar obstrutiva crônica, causada pela falta de ar da pessoa que é fumante -, asma, bronquiectasia (acúmulo de secreção pulmonar, onde é feito uma higiene brônquica), bronquite, pneumologia, e pacientes neurológicos.
A dona-de-casa Maria Eliane Araújo, 41 anos, foi indicada por uma vizinha a procurar o ambulatório para fazer o tratamento fisioterápico respiratório.
- Minha vizinha comentou que já havia frequentado as seções com um ortopedista, mas, no meu caso, vim procurar um pneumologista mesmo, pois larguei o cigarro há uns quatro meses e ainda sinto muita falta de ar e dificuldade para respirar, principalmente quando ando muito me falta o fôlego. Agora, vou ter oportunidade de fazer o tratamento com o pessoal da clínica-escola - diz, entusiasmada, a dona-de-casa.
Os interessados devem fazer o cadastro e levar um encaminhamento. Ou seja, é preciso ir já diagnosticado pelo médico, de forma a fazer somente o acompanhamento junto aos profissionais.
A acadêmica de Fisioterapia Jussara Alves Jorge, 21 anos, vê na criação do ambulatório uma forma de colocar em prática todo o aprendizado adquirido em sala de aula.
- É uma grande oportunidade, tanto para os alunos quanto para quem precisa do tratamento destes profissionais. Os pacientes, por exemplo, que trabalham a atenção primária como uma forma de tratar e ao mesmo tempo prevenir, não vão ter gastos financeiros, além de realizar todas as atividades em um ambiente tranquilo, o que, de certa forma, colabora na recuperação do paciente. Com certeza, é um grande crescimento para o curso e para a comunidade de modo geral - diz.
A professora Roseane Caldeira afirma que as doenças respiratórias crescem diariamente entre crianças e adultos, principalmente neste período de tempo frio e seco.
- No caso da asma, por exemplo, que é a quarta causa de hospitalização pelo SUS - Sistema único saúde, pela simples falta de conhecimento da própria patologia, o tratamento inadequado acarreta diversos problemas, o que, a longo prazo, agrava os sintomas da doença, como a dispineia, que é a falta de ar e os sibilos, o famoso chiado no peito. Por isso, não deve passar despercebido o tratamento com o profissional, que vai instruir o tratamento correto para cada doença - afirma Roseane Caldeira.
A clínica-escola funciona na Avenida Plínio Ribeiro, 539, Bairro Amazonas. Os interessados podem entrar em contato com Ângela Cristina Santana pelos telefones: (38) 3223-2288, 3216-6653 e 3216-6155, no horário de 7h30 às 17h.