segunda-feira, 21 de março de 2011

Funorte e programa Minas Olímpica Nova Geração promovem ação social

Crianças e adolescentes do programa Minas Olímpica Nova Geração participam da triagem realizada por acadêmicos do 4° período de enfermagem da Funorte. Sob a orientação e coordenação da professora e enfermeira Andra Aparecida Dionísio Barbosa, os alunos realizam a anamnese dos assistidos, ou seja, um histórico completo do adolescente, a partir do qual os acadêmicos buscam conhecer o histórico de saúde e da estrutura familiar em que as crianças estão inseridas, bem como a situação escolar e social.
- A partir daí fazemos intervenções e encaminhamos as crianças e os adolescentes a consultas específicas nas clínicas do Campus Amazonas – explica a professora.
O trabalho faz parte da disciplina “Saúde do adolescente”, ministrada pela professora Andra Aparecida.
Ela ainda conta que o perfil dos assistidos é de crianças provenientes de famílias de baixa renda, carentes, baixa autoestima e com problemas familiares.

BENEFÍCIOS PARA TODOS

Segundo o professor de educação física Fagers Silva Santos, coordenador do Programa, a parceria acontece desde o ano passado.
- A ideia foi aproveitar a disponibilidade do curso de enfermagem que se prontificou a atender aos participantes do programa através do estágio.
Como o programa Minas Olímpica Nova Geração visa promover e defender os direitos fundamentais das novas gerações, consolidando políticas públicas de formação de jovens e contribuindo, efetivamente, na articulação de uma rede de entidades parceiras, com atuação na área de desenvolvimento pessoal e social dos participantes, os acadêmicos têm a oportunidade de interferir na realidade social mesmo durante a faculdade.
- É uma ação muito importante, tanto para eles quanto para nós, pois a gente aprende na prática – afirma o acadêmico Luís Gustavo Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário