Os caminhantes e praticantes de corrida que frequentam a Praça dos Jatobás e adjacências recebeu na última semana a visita da Blitz Terapia da Funorte – Faculdades Unidas do Norte de Minas. Quem passou pelo local não deixou de dar uma paradinha para verificar a saúde. Promovida pelo curso de Fisioterapia da Funorte, a ação proporcionou à população a oportunidade de avaliar os procedimentos realizados durante a prática da caminhada e de outros exercícios.
A caminhada, considerada um dos melhores exercícios físicos, pois traz inúmeros benefícios à saúde, tais como, diminuição dos riscos de problemas cardíacos e redução de gorduras localizadas, pode se tornar um inimigo se realizada de forma incorreta. Para evitar que uma inocente caminhada se torne um vilão, os acadêmicos do curso de fisioterapia da Funorte decidiram realizar a Blitz Terapia para orientar as pessoas sobre os procedimentos para uma caminhada de qualidade.
-Quem caminha diariamente mostra que está preocupado com a saúde. Mas muitas vezes, as pessoas iniciam as caminhadas e até mesmo corridas, sem as devidas orientações e com isso, acabam prejudicando o sistema músculo-esquelético e as consequências aparecem na forma de dores nos joelhos, quadris etc. Nestes casos, a caminhada não traz benefícios e a pessoa acaba adquirindo um novo problema, avalia o professor do curso, Wagner Coutinho.
Além de aferir a pressão dos caminhantes e medir os batimentos cardíacos, os acadêmicos, orientados por professores, verificaram se as pessoas estão utilizando vestimentas adequadas para a prática esportiva, se a pisada das pessoas está correta e, o mais importante, orientaram sobre a postura correta ao caminhar, andar e correr e ainda, sobre a importância do alongamento antes e depois do exercício físico.
Para Demerval de Oliveira a Blitz Terapia foi uma excelente oportunidade de saber como está a sua saúde, além de receber orientações sobre a melhor forma de realizar as caminhadas diárias.
-Ações como esta são sempre bem vindas, pois nos ajudam a cuidar da nossa saúde e principalmente, nos lembram dos cuidados que temos que ter para que o exercício não se torne um problema, afirma.
Os acadêmicos também avaliam como positiva ações que buscam ajudar as pessoas a garantir uma vida com qualidade.
- As atividades que nos deixam mais próximas das pessoas são sempre interessantes, pois nos permitem ajudá-las em relação aos cuidados com a saúde e nos dá a oportunidade de vivenciar na prática o que aprendemos em sala de aula, enfatiza Jânia Viana, acadêmica do 3º período de fisioterapia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário