Foi aberta oficialmente no último dia 1º, com a presença do governador Antonio Anastasia e de outras autoridades, como o deputado estadual Ruy Muniz, a 36ª Expomontes - Exposição agropecuária de Montes Claros, que neste ano tem como eslogan Do campo para o mundo.
A Expomontes já é uma tradição e se consolidou como uma das feiras agropecuárias mais importantes do País e é, sem dúvida, uma janela para mostrar ao País e ao mundo as potencialidades do Norte de Minas, que é uma região reconhecida pela pecuária de corte. E as potencialidades são muitas, como destaca o coordenador do curso de medicina veterinária da Funorte, Daniel Pires.
- Além da pecuária, a região tem se destacado pela criação de equinos. O Mangalarga Machador já é uma raça consolidada, mas, agora, estão em ascendência outras três raças, que são Quarto de Milha, Apaloosa e Paint Horse - afirmou.
Todas essas potencialidades fizeram a Funorte criar, em 2009, o curso de medicina veterinária. Dessa forma, a instituição atende à demanda da região e, principalmente, foram profissionais com conhecimento da realidade regional.
Por toda a importância que a Expomontes representa para o Norte de Minas e pela ligação com o campo, através do curso de veterinária, a Funorte não poderia deixar de participar da 36ª Expomontes, através do seu stand. O objetivo é apresentar à sociedade a qualidade do curso de medicina veterinária e, ainda, levar os acadêmicos a conhecerem mais de perto o mercado de trabalho e as características regionais, com as quais irão trabalhar depois de formados.
- Quem está representando o curso de medicina veterinária são os próprios alunos. São eles que falam sobre o curso e sobre a profissão que escolheram. Eles são o nosso cartão-postal - afirma Pires.
Para os acadêmicos, a experiência tem sido importante não apenas pelo fato de conhecerem melhor o mercado de trabalho e os animais de forma mais específica, mas, sobretudo, porque é uma ponte importante para os seus futuros empregadores.