No último final de semana foi realizado o projeto Ação saúde e cidadania na cidade de Diamantina. Cerca de duas mil pessoas foram beneficiadas pela ação que, no sábado, foi realizada no Largo Dom João e, no domingo, no Distrito de Inhaí, a 60 km da terra de JK.
A ação contou com apoio do Lions Clube, do vereador Cássio Moreira, do empresário José Wilson Coelho, do diretor de escola Cesário Matias, do ex-vereador e líder rural Toco do Inhaí, entre outras lideranças locais.
Além da rua de lazer e pintura de rosto para centenas de crianças, os acadêmicos da Funorte/Soebras fizeram testes de glicemia, tipo sanguíneo, avaliação postural, massagem terapêutica, e deram dicas sobre higiene bucal. No Largo Dom João, houve apresentação do grupo de capoeira Cais da Bahia, coordenado pelo professor Joel; e em Inhaí a animação ficou por conta da banda de música Santana do Inhaí.
O ônibus oftalmológico da Fundação Hilton Rocha, de Belo Horizonte, também esteve presente. O oftalmologista Rômulo Vilasboas realizou 138 atendimentos. De acordo com o médico, foram diagnosticados problemas sérios na visão, como catarata, diabetes e ceratocone, uma doença degenerativa na córnea. Todos os pacientes saíram com encaminhamento para a unidade de saúde mais próxima.
Para o deputado Ruy Muniz, que apoia o projeto, ações como esta são positivas para os municípios:
- Em Diamantina, o resultado da ação superou a expectativa. Muita gente compareceu e foi atendida. Com certeza, vamos nos empenhar para trazer outros benefícios para a cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário