domingo, 19 de setembro de 2010

Alunos visitam ambulatório de Medicina da Funorte

Acadêmicos do curso de Medicina da Funorte - Faculdades Unidas do Norte de Minas aprendem na prática o trabalho do profissional diante do mercado de trabalho. Cerca de sete acadêmicos, por turma, lidam com as instruções da médica e professora especialista na área de dermatologia Tassiana Mourão Alvarenga, que supervisiona o trabalho dos acadêmicos nas consultas aos pacientes.
- Todos os serviços prestados à comunidade têm o acompanhamento do professor, que instrui e orienta nas consultas aos pacientes. Nosso objetivo é preparar o aluno para o mercado e, desse modo, formar profissionais qualificados para cada área de atuação - diz a especialista na área de dermatologia.
Conforme explica a médica, o ambulatório do curso de Medicina da Funorte conta com medicamentos para tratamento das diversas doenças de pele, cabelos e unhas, bem como materiais para a realização de pequenas cirurgias ou lesões na pele.
- O profissional dermatologista lida com algumas doenças que acometem de forma externa e interna ao mesmo tempo. Quando essas doenças se refletem no exterior, ficando visíveis e podendo coçar ou causar dor, o médico mais adequado depois de alguns exames é, sem dúvida, o dermatologista - explica a médica.
Partindo deste pressuposto, a acadêmica Ludmila Nogueira Guimarães, 23 anos, procurou o profissional da área, uma vez que, ao usar acessórios de metal, como bijuterias, roupas com botões de metal ou esmalte, percebeu que era alérgica.
- O problema refletia na área dos meus olhos, pois coçavam muito e chegavam a arder. É um problema muito incômodo, porque não posso usar acessórios como colar, brinco de metal ou mesmo um esmalte que não seja antialérgico, o que, por sinal, não é muito em conta, além de ter até sabonete específico, por que se não irrita a pele toda - diz.
Ludmila conta que, ao procurar um especialista na área, foi indicada a tomar um antialérgico, o que também causou muita alergia.
- Nem mesmo o medicamento, que é antialérgico, pude continuar tomando. O jeito foi evitar tudo que irritava minha pele - afirma a acadêmica.
Com o objetivo de conhecer as várias áreas de atuação dos diversos profissionais, alunos da escola estadual Dulce Sarmento visitaram o campus Amazonas para conhecer de perto a prática dos acadêmicos e profissionais.
A aluna Thalita Nascimento Melo, que pretende seguir a carreira de Medicina, se encantou com á área de atuação dos especialistas em dermatologia.
- É interessante estar conhecendo sobre cada profissão. Hoje pude ver de perto o quanto a área de especialidade em dermatologia é válida no dia a dia. Muito interessante mesmo - disse a aluna, que observava atentamente cada procedimento dos acadêmicos junto aos pacientes.
Segundo a médica Tassiana, é importante que a pessoa não espere o problema se agravar, pois, quanto mais precoce o diagnóstico, mais rápida a recuperação do paciente. Tassiana salientou ainda a importância do uso do filtro solar para evitar possível câncer de pele.
De acordo com a profissional, têm sido diagnosticados casos de micoses de unha devido ao clima quente da região. Até mesmo um câncer de pele foi detectado. O paciente foi imediatamente encaminhado para um tratamento mais profundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário