domingo, 26 de setembro de 2010

Acadêmicos de fisioterapia da Funorte prestam serviço à comunidade

Com o objetivo de inserir o acadêmico dentro de uma realidade, em que ele possa contextualizar ação, prevenção e promoção da saúde, expandindo essa visão além do foco curativo, acadêmicas do curso de fisioterapia da Funorte – Faculdades Unidas do Norte de Minas – visitaram na última quarta-feira, dia 22, a Escola Estadual Belvinda Ribeiro, localizada no Bairro Santos Reis, onde elas puderam exercitar a prática da profissão junto à comunidade.
Ao todo, participaram das atividades cerca de 100 crianças e adolescentes, entre 10 e 13 anos, que receberam das acadêmicas Francis Gracielle Oliveira, Irenália Caroline Santos Brito, Euclimária Rodrigues Moreira e Gabriela de Souza Gusmão, do 9º Período de fisioterapia, orientações sobre como manter uma postura adequada diante das atividades cotidianas.
Além disso, segundo a professora e fisioterapeuta que idealizou esse trabalho, Marcela Caires, foram realizados na Escola Belvinda palestra educativa de conscientização e orientações posturais, teatro abordando a realização das atividades de vida diária (AVD's) e suas inadequações posturais, entrega de folder com informações específicas de cuidados com a postura desde a forma como sentar-se em uma carteira escolar até como carregar a bolsa de livros sob a ótica da fisioterapia. Também foram realizados alongamentos e relaxamentos musculares.
A professora explica que a razão dessa preocupação do curso de fisioterapia com a sociedade encontra respaldo na importância da fisioterapia em promover a saúde e a qualidade de vida da população:
- E a fisioterapia pode colaborar para que a comunidade escolar, incluindo a família, alunos e professores, siga os cuidados posturais dentro da realidade em que estão inseridos com o objetivo de reduzir o número de desvios posturais e desconfortos dolorosos.

domingo, 19 de setembro de 2010

Alunos visitam ambulatório de Medicina da Funorte

Acadêmicos do curso de Medicina da Funorte - Faculdades Unidas do Norte de Minas aprendem na prática o trabalho do profissional diante do mercado de trabalho. Cerca de sete acadêmicos, por turma, lidam com as instruções da médica e professora especialista na área de dermatologia Tassiana Mourão Alvarenga, que supervisiona o trabalho dos acadêmicos nas consultas aos pacientes.
- Todos os serviços prestados à comunidade têm o acompanhamento do professor, que instrui e orienta nas consultas aos pacientes. Nosso objetivo é preparar o aluno para o mercado e, desse modo, formar profissionais qualificados para cada área de atuação - diz a especialista na área de dermatologia.
Conforme explica a médica, o ambulatório do curso de Medicina da Funorte conta com medicamentos para tratamento das diversas doenças de pele, cabelos e unhas, bem como materiais para a realização de pequenas cirurgias ou lesões na pele.
- O profissional dermatologista lida com algumas doenças que acometem de forma externa e interna ao mesmo tempo. Quando essas doenças se refletem no exterior, ficando visíveis e podendo coçar ou causar dor, o médico mais adequado depois de alguns exames é, sem dúvida, o dermatologista - explica a médica.
Partindo deste pressuposto, a acadêmica Ludmila Nogueira Guimarães, 23 anos, procurou o profissional da área, uma vez que, ao usar acessórios de metal, como bijuterias, roupas com botões de metal ou esmalte, percebeu que era alérgica.
- O problema refletia na área dos meus olhos, pois coçavam muito e chegavam a arder. É um problema muito incômodo, porque não posso usar acessórios como colar, brinco de metal ou mesmo um esmalte que não seja antialérgico, o que, por sinal, não é muito em conta, além de ter até sabonete específico, por que se não irrita a pele toda - diz.
Ludmila conta que, ao procurar um especialista na área, foi indicada a tomar um antialérgico, o que também causou muita alergia.
- Nem mesmo o medicamento, que é antialérgico, pude continuar tomando. O jeito foi evitar tudo que irritava minha pele - afirma a acadêmica.
Com o objetivo de conhecer as várias áreas de atuação dos diversos profissionais, alunos da escola estadual Dulce Sarmento visitaram o campus Amazonas para conhecer de perto a prática dos acadêmicos e profissionais.
A aluna Thalita Nascimento Melo, que pretende seguir a carreira de Medicina, se encantou com á área de atuação dos especialistas em dermatologia.
- É interessante estar conhecendo sobre cada profissão. Hoje pude ver de perto o quanto a área de especialidade em dermatologia é válida no dia a dia. Muito interessante mesmo - disse a aluna, que observava atentamente cada procedimento dos acadêmicos junto aos pacientes.
Segundo a médica Tassiana, é importante que a pessoa não espere o problema se agravar, pois, quanto mais precoce o diagnóstico, mais rápida a recuperação do paciente. Tassiana salientou ainda a importância do uso do filtro solar para evitar possível câncer de pele.
De acordo com a profissional, têm sido diagnosticados casos de micoses de unha devido ao clima quente da região. Até mesmo um câncer de pele foi detectado. O paciente foi imediatamente encaminhado para um tratamento mais profundo.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Funorte confirma seu compromisso com a saúde e com a cidadania

A Funorte – Faculdades Unidas do Norte de Minas participou entre os dias 26 e 28 de agosto do evento Projetos de ações de saúde, realizado em conjunto pelo Sesc MG e 55º Batalhão de Infantaria do Exército, que na oportunidade realizou a Ação Cívico Social em comemoração à Semana do soldado.
A programação do evento envolveu atividades em diversos pontos da cidade, bem como exames laboratoriais, palestras, apresentações teatrais e oficinas. Os acadêmicos dos cursos de enfermagem, biomedicina, fisioterapia, educação física, nutrição e direito da Funorte, sob orientação dos professores, ofereceram, respectivamente, entre outros, os seguintes serviços: aferição de pressão, tipagem sanguínea, orientações posturais, IMC, orientações nutricionais e assessoria jurídica.
Segundo o tenente-coronel Carpegiani, o Exército atua na sociedade através de duas vertentes, que é o “braço forte e a mão amiga”:
- O braço-forte é a defesa da Pátria e a mão-amiga é a nossa cooperação com o desenvolvimento social. É justamente o que fizemos durante esses três dias – explica.
Mais de 1.000 pessoas se beneficiaram dos atendimentos realizados pela Funorte.

CLÍNICA DO RISO ALEGRA A AÇÃO CÍVICO SOCIAL


Os doutores da Clínica do Riso também compareceram ao evento e levaram alegria não só para as crianças, mas para todos que passaram pela Praça da Matriz. Na oportunidade, os doutores se encontraram com cerca de 60 crianças do Cemei – São Marcos (Vila Anália), que estavam visitando o centro histórico de Montes Claros.
Para o coordenador de marketing da Funorte, Danilo Soares, o evento provou mais uma vez o compromisso social da Funorte:
- A Funorte tem esse compromisso, que é o de levar o conhecimento para além dos muros da faculdade e retribuir a confiança que a sociedade tem em nós a partir de ações que todos podem se beneficiar, principalmente, os mais carentes.
Os acadêmicos e professores que participaram da Ação participarão em data a ser agendada pelo Exército do Dia da Diplomação, em que o 55º Batalhão agradece os colaboradores com um evento solene e com a entrega dos certificados.