quinta-feira, 17 de junho de 2010

JONAFES CHEGA AO FIM, MAS O COMPROMISSO COM A SAÚDE CONTINUA

No último sábado, dia 12, encerrou-se a Jornada Nacional de Atividade Física, Esporte e Saúde (Jonafes). O evento provou mais uma vez que a saúde depende da união de fatores e que a atividade física e o esporte compõem as bases para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida, que segundo o diretor da Funorte Campus JK, Pedro de Almeida Souza, é uma das preocupações da vida contemporânea:
- E a Jonafes mostra que isso é uma preocupação constante que deve sempre ser colocada em pauta por instituições, principalmente, de ensino e da área da saúde. A importância e a grandiosidade deste evento se devem, justamente, pelo perfil dos palestrantes, número de participantes e organização do evento.
O evento, organizado pela diretoria de extensão, junatamente com a diretoria de pesquisa e pós-graduação, teve como coordenador geral o professor e diretor de extensão Andrey Souza. Segundo ele, a Jornada é de extrema importância tanto pelo seu processo de planejamento quanto pelos resultados finais, que foram: parceria entre a Funorte e o Governo Federal (Minsitério do Esporte), apresentação de 49 trabalhos científicos, 1.350 inscritos, 26 professores que ministraram palestras e cursos, 10 profissionais que compuseram a coordenação do evento, 40 monitores que dedicaram comprometimento e responsabilidade para manter o evento organizado, entre outros colaboradores também responsáveis pelo sucesso da Jornada. No total, o evento contou com a participação de mais de 2.180 pessoas envolvidas em todas as atividades da Jonafes 2010.
Além disso, há os resultados incalculáveis, que são: aquisição de conhecimento, trocas de experiências, satisfação e muita alegria. E quem concorda com isso é o acadêmico do 1º período de educação física da Funorte Márcio Renato Sousa, que completa:
- Realmente foi uma jornada muito bem organizada e com muitas atrações. O evento, com certeza, superou minhas expectativas – elogia o acadêmico.

PROMOVENDO CONHECIMENTO E SAÚDE

Entre as atividades realizadas nos dois últimos dias do evento, houve os seguintes cursos: Vigorexia e exercício físico e Ginástica acadêmica, com o professor Jefferson Novaes da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Preparação física no futebol de base profissional, com o preparador físico Francisco Adolfo Ferreira do Cruzeiro Esporte Clube; Política pública de esporte e lazer: uma análise a partir da perspectiva do Programa Esporte lazer da Cidade (PELC) com o formador Cláudio Gualberto do Ministério do Esporte; Teoria e prática do ensino das lutas no contexto escolar e outros ambientes educacionais, com o representante do Ministério do Esporte Sérgio Souza; Preparação mental em equipes de alto rendimento, com o professor Franco Noce da Uni-BH; Atlestimo: novas possibilidades, com o professor Walter Moura; Assistência de cuidados paliativos e controle da dor, com a professora Mara Villas Boas da Universidade de São Paulo; Mascaramento clínico, com a professora da Funorte Kerley Aquino e Bandagens funcionais e neurodinâmicas com o professor Alysson Lima Zuim. Além disso, foi realizado na tarde de sábado, como encerramento das atividades da Jonafes, o II Encontro Norte - Mineiro dos Professores de Educação Física.

PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

No último dia 16, houve uma homenagem aos pesquisadores autores dos trabalhos científicos que foram apresentados na Jornada e alcançaram os primeiros lugares, sendo eles: João Gabriel Silva Souza, Maria Aparecida, Maria Clara Chagas e Souza, Wagner Coutinho, Ilana Carla Gonçalves e Wagner Coutinho. A diretora de pesquisa e pós-graduação da Funorte, Alessandra Ericsson, explica que foram selecionados os seis melhores trabalhos nas categorias pôster e apresentação oral por meio de uma comissão científica da Funorte. Ela ainda aproveita a oportunidade para agradecer e parabenizar os autores selecionados.
- Parabenizo também a todos os outros autores de trabalhos que também apresentaram excelente desempenho e deixo aqui o meu incentivo para participarem de outras atividades científicas na Funorte e em outras instituições – destaca a diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário