quinta-feira, 17 de junho de 2010

Forró da Funorte promete esquentar o público montes-clarense

A Funorte – Faculdades Unidas do Norte de Minas – realiza no próximo sábado, dia 19, o Forró da FUNORTE. O evento, que está sendo realizado pela diretoria de extensão da Funorte em parceria com a Star Promoções e Gêmeos Promoções, vai contar com a banda Mago Bass, a dupla Sérgio e Rodrigo e, claro, muito forró com a banda Toque Xote. E pensando naqueles que curtem um ritmo mais eletrizante, haverá tenda eletrônica com as músicas mais tocadas nas pistas.
- Tudo isso para não deixar ninguém com frio e parado. A ideia do evento é realmente fazer com que o público se divirta – diz, entusiasmado, o diretor de extensão da Funorte, professor Andrey Souza, que também faz parte da equipe organizadora do evento.
Andrey Souza destaca ainda que é uma grande alegria retomar o Forró da Funorte:
- Ficamos três anos sem realizar este grande evento, mas de agora em diante o Forró da Funorte faz parte do calendário dessa instituição – garante.
Os ingressos custam R$ 15,00 masculino e R$ 10,00 feminino e estão sendo vendidos por acadêmicos da Funorte e na Leeder Confecções.
O Forró acontecerá na Funorte Campus São Luís, na Rua Lírio Brant, 787, Bairro Melo, a partir das 22 horas.

JONAFES CHEGA AO FIM, MAS O COMPROMISSO COM A SAÚDE CONTINUA

No último sábado, dia 12, encerrou-se a Jornada Nacional de Atividade Física, Esporte e Saúde (Jonafes). O evento provou mais uma vez que a saúde depende da união de fatores e que a atividade física e o esporte compõem as bases para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida, que segundo o diretor da Funorte Campus JK, Pedro de Almeida Souza, é uma das preocupações da vida contemporânea:
- E a Jonafes mostra que isso é uma preocupação constante que deve sempre ser colocada em pauta por instituições, principalmente, de ensino e da área da saúde. A importância e a grandiosidade deste evento se devem, justamente, pelo perfil dos palestrantes, número de participantes e organização do evento.
O evento, organizado pela diretoria de extensão, junatamente com a diretoria de pesquisa e pós-graduação, teve como coordenador geral o professor e diretor de extensão Andrey Souza. Segundo ele, a Jornada é de extrema importância tanto pelo seu processo de planejamento quanto pelos resultados finais, que foram: parceria entre a Funorte e o Governo Federal (Minsitério do Esporte), apresentação de 49 trabalhos científicos, 1.350 inscritos, 26 professores que ministraram palestras e cursos, 10 profissionais que compuseram a coordenação do evento, 40 monitores que dedicaram comprometimento e responsabilidade para manter o evento organizado, entre outros colaboradores também responsáveis pelo sucesso da Jornada. No total, o evento contou com a participação de mais de 2.180 pessoas envolvidas em todas as atividades da Jonafes 2010.
Além disso, há os resultados incalculáveis, que são: aquisição de conhecimento, trocas de experiências, satisfação e muita alegria. E quem concorda com isso é o acadêmico do 1º período de educação física da Funorte Márcio Renato Sousa, que completa:
- Realmente foi uma jornada muito bem organizada e com muitas atrações. O evento, com certeza, superou minhas expectativas – elogia o acadêmico.

PROMOVENDO CONHECIMENTO E SAÚDE

Entre as atividades realizadas nos dois últimos dias do evento, houve os seguintes cursos: Vigorexia e exercício físico e Ginástica acadêmica, com o professor Jefferson Novaes da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Preparação física no futebol de base profissional, com o preparador físico Francisco Adolfo Ferreira do Cruzeiro Esporte Clube; Política pública de esporte e lazer: uma análise a partir da perspectiva do Programa Esporte lazer da Cidade (PELC) com o formador Cláudio Gualberto do Ministério do Esporte; Teoria e prática do ensino das lutas no contexto escolar e outros ambientes educacionais, com o representante do Ministério do Esporte Sérgio Souza; Preparação mental em equipes de alto rendimento, com o professor Franco Noce da Uni-BH; Atlestimo: novas possibilidades, com o professor Walter Moura; Assistência de cuidados paliativos e controle da dor, com a professora Mara Villas Boas da Universidade de São Paulo; Mascaramento clínico, com a professora da Funorte Kerley Aquino e Bandagens funcionais e neurodinâmicas com o professor Alysson Lima Zuim. Além disso, foi realizado na tarde de sábado, como encerramento das atividades da Jonafes, o II Encontro Norte - Mineiro dos Professores de Educação Física.

PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

No último dia 16, houve uma homenagem aos pesquisadores autores dos trabalhos científicos que foram apresentados na Jornada e alcançaram os primeiros lugares, sendo eles: João Gabriel Silva Souza, Maria Aparecida, Maria Clara Chagas e Souza, Wagner Coutinho, Ilana Carla Gonçalves e Wagner Coutinho. A diretora de pesquisa e pós-graduação da Funorte, Alessandra Ericsson, explica que foram selecionados os seis melhores trabalhos nas categorias pôster e apresentação oral por meio de uma comissão científica da Funorte. Ela ainda aproveita a oportunidade para agradecer e parabenizar os autores selecionados.
- Parabenizo também a todos os outros autores de trabalhos que também apresentaram excelente desempenho e deixo aqui o meu incentivo para participarem de outras atividades científicas na Funorte e em outras instituições – destaca a diretora.

JONAFES 2010 PROVA QUE EM PROL DA SAÚDE GASTAR ENERGIA VALE A PENA

Se faltam palavras para traduzir a energia contagiante da Jonafes 2010, sobram ânimo e dedicação de todos os participantes e organizadores na busca pela promoção do esporte, da saúde, da cultura e da tecnologia visando à responsabilidade social. Essa constatação foi tida por todos aqueles que compareceram à abertura oficial da Jornada na última quinta-feira, dia 10, na Funorte Campus JK. Entre as autoridades presentes, estavam o deputado estadual e professor Ruy Muniz; a presidente da Soebras - Associação Educativa do Brasil – e diretora da Funorte, Raquel Muniz; o diretor da Funorte Campus JK, professor Pedro Almeida; a diretora do Campus Amazonas, Luciana Santana; a diretora de ensino da Funorte, Thalita Pimentel; o diretor de extensão e coordenador geral da Jonafes, professor Andrey Souza; o representante do Ministério do Esporte, Sérgio Souza ; o representante do Conselho Regional de Educação Física, Janilson Miranda, e o prefeito da cidade de Cristália, Antônio Pereira dos Santos.

SUCESSO CERTO, ELOGIOS COMUNS
Na oportunidade, o deputado estadual Ruy Muniz destacou a importância do evento e ressaltou a necessidade de promover constantemente eventos dessa natureza que tenham como foco a promoção da saúde:
- A Jornada mostra e comprova o compromisso da Funorte com a saúde da população. A partir das palestras, acadêmicos e profissionais estarão mais preparados para lidar com os desafios do dia a dia na busca por mecanismos de promoção do bem-estar e da qualidade de vida.
A diretora Raquel Muniz também confirmou a importância do evento, destacando a necessidade da participação dos acadêmicos e professores na Jornada. Além disso, ela cumprimentou e agradeceu a presença de todos os inscritos e de todos que direta ou indiretamente colaboraram para a realização do evento.
- Cumprimento e agradeço a presença de todos vocês. Que todos possam usufruir de todo o conhecimento que a Jornada é capaz de promover através dos palestrantes e da troca de experiências.
Toda a importância do evento também foi destacada pelo representante do Ministério do Esporte Sérgio Souza, que enfatizou ainda o compromisso do Estado em apoiar um evento como a Jonafes:
- Se por um lado é dever do Estado apoiar eventos com estes propósitos, por outro é missão da instituição somar esforços para que eventos assim superem as expectativas. Percebo, hoje, pelo sucesso deste evento, que estamos no caminho certo – elogiou o representante.

CULTURA TAMBÉM É SAÚDE
A cultura regional e nacional foi muito bem representada pelos ritmos dos tambores do grupo de percussão “Tamborada”, coordenado pelo professor Tico Lopes e composto por crianças e adolescentes, que encontraram na arte um caminho para a diversão, para o conhecimento e para a cidadania. Outro grupo que sempre marca presença na Jonafes é a Companhia de Danças Parafolclóricas Saruê, coordenado pelo professor da Funorte e da Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros – José Roberto Lopes. A companhia, fundada em 2003, apresentou as danças “Baianá” e “Coco”. Segundo o professor Roberto Lopes, a dança “Coco” tem origem numa cantiga de trabalho, em que os negros escravos lascavam a casca do coco com pedras para retirá-lo. Já a dança Baianá é de origem pernambucana, relata o professor, que ainda explica:
- Nessa dança se apresentam mulheres trajando com vestes tradicionais de baianas e fazem evolução aos sons de instrumentos. É considerada uma adaptação rural dos maracatus pernambucanos mesclados com músicas que fazem lembrar os cantos dos negros na senzala e as coreografias criadas por eles nos terreiros da casa grande.

sábado, 5 de junho de 2010

ACADÊMICOS DA FUNORTE VISITAM CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS

Desenvolver no acadêmico uma visão empreendedora que o capacite a ampliar seu horizonte de atuação e aumentar as perspectivas pessoais quanto ao futuro profissional; esta tem sido uma busca incessante de todo o corpo docente do curso de Odontologia da Funorte. Através deste prisma do empreendedorismo, os acadêmicos têm vislumbrado o quanto podem desenvolver suas potencialidades e através delas ajudar no crescimento do país.
Como parte das atividades neste sentido, nos dias 21 e 25 de maio, acadêmicos dos 3º e 6º períodos de Odontologia da Funorte realizaram visitas ao Ceo - Centro de especialidades odontológicas da prefeitura municipal de Montes Claros. As visitas foram acompanhadas pelas professoras Geane Moreira e Núria Carvalho, além do professor Daniel Antunes, que é o coordenador municipal do centro.
Os alunos conheceram todas as instalações da unidade de saúde, bem como os procedimentos de gestão, sistema de referenciamento do paciente e demais aspectos norteadores de uma unidade pública que possui atendimento municipal e regional. Os acadêmicos ficaram impressionados com a dinâmica dos trabalhos ali desenvolvidos e puderam aumentar seus conhecimentos sobre a área de sua futura profissão.
- Esta é uma oportunidade ímpar na vida acadêmica, onde o aluno se depara com a complexidade da gestão de material, recursos financeiros e humanos e as formas de acolhimento no atendimento – afirmou o coordenador do Ceo, como é chamado pela população.
O centro de especialidades odontológicas funciona na policlínica Ariosto Correa Machado e é referência para o atendimento odontológico especializado em todo o Norte de Minas.

Educandos do Programa Minas Olímpica Nova Geração / Funorte participam de oficina de Maracatu

Na última semana, 26 alunos da região do Bairro Santos Reis participaram da oficina de percussão na escola estadual Irmã Beata. As aulas encerraram a programação do projeto Expresso Sertão III e foram coordenadas pelo oficineiro Rops Malungo. Ele é montes-clarense, mas desenvolve um trabalho como músico há sete anos em Belo Horizonte.
Os adolescentes, que também participam do programa Minas Olímpica Nova Geração, conheceram os instrumentos do Maracatu do Baque Virado e tiveram noção de tempo e ritmo.
Foram 20 horas de aula divididas em cinco dias. No final da oficina, o resultado de todo trabalho apareceu. Vários adolescentes saíram da aula executando alguns baques. Ana Paula, de 13 anos, pegou com facilidade o ritmo.
- Foi muito bom aprender. Podia sempre ter aula de música aqui pra gente, pela menos uma vez por semana – afirma a aluna.
Para Rops Malungo, a criança se apaixona pelos sons com facilidade:
- Uma oficina desta natureza encanta os adolescentes. Mas às vezes a família não dá liberdade para a criança trabalhar estas questões artísticas. O que é uma pena, porque a arte consegue ajudar os meninos desta idade em outras áreas também. Mas este é o nosso trabalho, tentar mudar esta mentalidade, e aos poucos estamos conseguindo.

Funorte implanta 12 novos núcleos do PELC em Montes Claros e região

A Funorte - Faculdades Unidas do Norte de Minas - em parceria com o Ministério do Esporte vai implantar mais 12 novos núcleos do PELC- Programa Esporte e Lazer da Cidade - em diversas cidades do Norte de Minas. A instituição vai implantar também cinco novos núcleos em bairros de Montes Claros (Maracanã, Delfino Magalhães, Santos Reis, Alto São João e Morrinhos) e um núcleo no distrito de Nova Esperança. Quem também será beneficiado com o PELC são os moradores das cidades de Janaúba, Januária, Brasília de Minas, Pirapora, Salinas e Bocaiúva. No total, estarão funcionando no Norte de Minas, sob a responsabilidade direta da Funorte, 16 núcleos do PELC.
A implantação das novas unidades, além de levar o esporte para os bairros, melhorando a qualidade de vida da população, vai garantir emprego para cerca de 100 pessoas, entre coordenadores e agentes de esporte e lazer.
Em Montes Claros, o PELC já está estruturado em 4 bairros (JK, Jaraguá II, Vila Sion e Independência), levando diversas atividades de esporte e lazer para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Dentre as principais modalidades oferecidas destacam-se: futsal, voleibol, handebol, ginástica, caminhada orientada, basquetebol, futebol de campo etc.
Atualmente, o PELC atende diretamente cerca de 2.000 pessoas e mais de 15 mil pessoas indiretamente, através dos inúmeros eventos realizados. Com a expansão, o projeto vai passar a atender diretamente 5.000 pessoas e indiretamente 45 mil.
- A ampliação do projeto vai permitir que uma porcentagem maior da sociedade e da população do Norte de Minas tenha acesso às mais diversas manifestações do esporte e lazer, sem esquecer a promoção da saúde. E tudo isso orientados por profissionais altamente qualificados, enfatiza o diretor de extensão da Funorte, Andrey Souza.
Os profissionais contratados para trabalhar nas novas unidades do PELC participaram de um curso de capacitação que ocorreu nos dias 26, 27, 28 e 29 de maio. Durante os 4 dias, eles foram orientados por 2 formadores do Ministério do Esporte. A abertura, que ocorreu na manhã do dia 26, no auditório Ray Colares no campus JK, contou com a presença de diversas autoridades do município de Montes Claros e região, de acadêmicos das mais diversas e de professores da Funorte.
Implantado e gerenciado pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer, do Ministério do Esporte, o PELC tem como principais objetivos ampliar, democratizar e universalizar o acesso à prática e ao conhecimento do esporte recreativo e de lazer. O projeto visa, sobretudo, suprir a carência de políticas públicas e sociais que atendam às demandas da população por esporte e lazer, principalmente aquelas em situações de vulnerabilidade social e econômica.
Desde novembro de 2009 a Funorte adotou o PELC como um dos principais projetos da instituição. Hoje, as 4 unidades do PELC/Funorte já estão plenamente consolidados perante a população e é sinônimo não apenas de lazer, mas de saúde.